2ª Reunião do Comité de Cooperação do Programa Cultura

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Operador de Programa da Cultura, realizou a 8 de novembro de 2018, no Palácio Nacional da Ajuda, a 2.ª reunião do comité de cooperação do programa Cultura (EEA Grants 2014-2021).

Foram abordadas questões relativas à construção do programa com o parceiro nacional, a Direção-Geral das Artes (DGARTES),  e os parceiros de programa dos países doadores, a Directorate for Cultural Heritage (RA) e a Arts Council Norway, para além de outros elementos das várias entidades com assento no Comité, como a Embaixada da Noruega, o Gabinete da Ministra da Cultura, o Ponto Focal Nacional e a Cinemateca.

Dos temas em agenda destacam-se: as Regras de Procedimento do Comité de Cooperação, a conclusão da Concept Note, a definição dos próximos passos na implementação do programa e as atividades propostas para o fundo de relações bilaterais.

O encontro contou também com uma breve apresentação sobre o projeto (em execução) do Laboratório do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), visto integrar este programa como um projeto pré-definido.

No período da tarde, foram realizadas visitas guiadas ao Forte de São Jorge de Oitavos e ao Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, ambas relacionadas com o património costeiro, outra das componentes do programa Cultura.