ANIM adapta-se para receber o projeto FILMar.

ANIM adapta-se para receber o projeto FILMar.

Veja o antes e o “durante” de uma transformação dos espaços que vão acelerar a difusão do património fílmico relacionado com o mar.

Já começaram as obras de adaptação do laboratório digital do centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (o ANIM) para o projeto FILMar do Programa Cultura, com a instalação de novos postos de restauro digital de som e imagem, e de correção digital de cor.  

Esta nova fase permitirá acolher uma equipa técnica especializada, já a partir de abril, que assegurará o compromisso fixado de digitalização de 10 mil minutos de cinema português até à conclusão do programa, previsto para 2023. 

As obras em curso permitirão um incremento fundamental para a digitalização do cinema português relacionado com o mar, ampliando as múltiplas solicitações que surgem de parceiros nacionais e internacionais para a difusão de títulos dos mais diferentes géneros – ficção, documentário, animação, experimental, filme científico,... -, seja em formato de longa ou curta-metragem. 

O ANIM está situado no Freixial, no concelho de Loures, e é responsável pela conservação e preservação dos filmes nos seus formatos originais, assegurando um trabalho de devolução à comunidade de títulos fundamentais para a história do cinema português.  

As atividades mais visíveis deste departamento da Cinemateca passam pelo empréstimo de cópias de filmes portugueses, o apoio a investigadores através de pesquisas e visionamentos presenciais, a cedência de excertos de imagens em movimento, e, mais recentemente, pela digitalização de filmes portugueses, alguns deles editados em DVD, outros parte do Plano Nacional de Cinema, e também apresentados nas secções de património cinematográfico dos principais festivais internacionais, como Cannes, Lumière, Locarno e Veneza, apresentando filmes assinados por Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, Rino Lupo, Manuela Serra, Leitão de Barros, Reinaldo Ferreira, António Lopes Ribeiro, Georges Pallu, ou títulos fundamentais para a história contemporânea e do Século XX português, como As Armas e o Povo e A Revolução de Maio. 

Veja o antes e o “durante” de uma transformação dos espaços que vão acelerar a difusão do património fílmico relacionado com o mar.