“De Fenais a Fenais” celebra a cultura e o desenvolvimento comunitário na Ilha de São Miguel com sessão de encerramento

“De Fenais a Fenais” celebra a cultura e o desenvolvimento comunitário na Ilha de São Miguel com sessão de encerramento

Projeto promove inclusão social, reabilitação patrimonial e empreendedorismo cultural nas comunidades de Fenais da Luz e Fenais da Ajuda.

Realizou-se a 29 de abril a sessão de encerramento do projeto “De Fenais a Fenais”, uma iniciativa de grande impacto social e cultural que culminou com a visita a dois espaços reabilitados nas freguesias de Fenais da Luz e Fenais da Ajuda, na costa norte da ilha de São Miguel, nos Açores. A iniciativa contou com a presença do Património Cultural, I.P., Operador do Programa Cultura, da Unidade Nacional de Gestão, do promotor do projeto, o Museu Carlos Machado, e de diversos parceiros locais.

O projeto “De Fenais a Fenais” teve como principal objetivo combater o desinteresse crescente pelo património cultural e natural da zona costeira, assim como responder ao elevado número de beneficiários de apoios sociais na região. Para tal, reabilitou dois imóveis de interesse municipal, atribuindo-lhes novas funções comunitárias e culturais.

Entre os resultados mais marcantes do projeto destacam-se a criação de exposições patrimoniais permanentes, o apoio à formação de três negócios comunitários baseados na cultura – que geraram 15 postos de trabalho, 12 dos quais destinados a pessoas em situação de exclusão social. Foram também dinamizadas iniciativas como uma Rede de Laboratórios Gastronómicos Comunitários.

O projeto produziu materiais temáticos, planos estratégicos de sustentabilidade e ações de capacitação para agentes culturais locais, num esforço contínuo de integração do património no desenvolvimento territorial. A envolvência da comunidade foi central em todo o processo, com projetos de base participativa.

Para além dos objetivos inicialmente previstos, o projeto originou resultados inesperados. “De Fenais a Fenais” levou à criação de marcas territoriais e projetos derivados, reforçando o seu impacto duradouro. Está ainda prevista a criação de um centro de conhecimento para dar continuidade à missão do projeto, garantindo a sua sustentabilidade para além do período de financiamento.