Encontro Matchmaking On Board Meeting do Programa Cultura

A Direção-Geral do Património Cultural promoveu o Encontro On Board Meeting, no âmbito do aviso de concurso "Desenvolvimento local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro".

O encontrou decorreu nos dias 12 e 13 de setembro de 2019, no Museu Nacional dos Coches em Lisboa e em Sesimbra, com o objetivo de fomentar parcerias bilaterais, através da identificação de objetivos comuns e oportunidades de desenvolvimento de novos projetos.

Na sessão de abertura, estiveram presentes a Sra. Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo Silva, a Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal, Susana Ramos, e o Embaixador da Noruega em Lisboa, Anders Erdal.

De modo a promover a reflexão e o debate criativo de ideias, o On Board Meeting teve como primeira sessão, a apresentação de experiências e boas práticas nos três países, Portugal, Islândia e Noruega, sobre o papel do Património Cultural na revitalização social e económica de comunidades locais.

Seguiu-se uma sessão de Pitching, onde os participantes tiveram oportunidade de apresentar as suas ideias de projetos e relevâncias em parcerias, cujos vídeos serão disponibilizados em breve. Ao longo do dia proporcionaram-se vários momentos de matchmaking, associados e visitas patrimoniais.

No segundo dia do encontro, realizou-se uma visita à Fortaleza de Santiago de Sesimbra onde está instalado o Museu Marítimo, tendo estado presente o Sr. Presidente da Câmara de Sesimbra e a Sra. Diretora-Geral do Património Cultural.

Esta visita foi igualmente produtiva para o reforço e constituição de parcerias, inspirando os participantes com testemunhos de elementos da comunidade e das suas experiências de vida na atividade piscatória, e com a demonstração da prática da Arte Xávega, localmente designada como chincha.

A Direção-Geral do Património Cultural, enquanto Operador do Programa Cultura, contou com o apoio na organização do encontro, da Direção do Património Cultural da Noruega, do Centro para a Investigação da Islândia e do Museu Marítimo de Sesimbra. 

O encontro teve um total de 78 participantes de entidades diversas, desde a administração local, regional e central, a universidades, empresas de consultoria para o sector cultural, de turismo, bem como fundações e associações culturais dos três países.

A motivação e o envolvimento dos participantes nas sessões de matchmaking resultaram em várias ideias para projetos e oportunidades de parcerias, o que fez deste encontro um sucesso para os objetivos do programa.

Veja aqui os melhores momentos do encontro.

Apresentações:

Paula Silva - Director-General of Directorate-General for Cultural Heritage

Susana Ramos - National Focal Point

Kristin Eliassen, Directorate for Cultural Heritage of Norway

Geir Tvedt, Directorate for Cultural Heritage of Norway 

Anniken Førde, UiT the Arctic University of Norway

Egill Thor Nielsson, Icelandic Centre for Research (Rannís)

Teresa Albino, Directorate-General for Cultural Heritage