Património Cultural Costeiro: Refletir para melhor Preservar

Património Cultural Costeiro: Refletir para melhor Preservar

No próximo dia 5 de julho, depois do noticiário das 10h00, no programa de Rádio “Encontros com o património”, assista a uma conversa sobre a importância do Património Cultural Costeiro.

Promovido em parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a TSF Rádio Notícias, este programa conta com a presença da Coordenadora –Adjunta do Programa Cultura dos EEA Grants Portugal, Filipa Neto; a Investigadora da Universidade de Aveiro, Filomena Martins; a Colaboradora da ADEPE - Associação para o Desenvolvimento de Peniche Mónica Chalabardo; e o Coordenador do Museu de Sines, Ricardo Estevam Pereira.

O Programa irá debater a importância de salvaguardar e valorizar a identidade das comunidades costeiras, como testemunho de um património vivo em constante evolução, em interconexão com o meio ambiente e marítimo, e condicionado à dinâmica das sociedades. Pelas suas características tradicionais e localização geográfica, encontra-se atualmente em risco de perda, sendo a sua preservação uma prioridade para o futuro.

O incentivo a projetos que promovam o empreendedorismo cultural e a conservação de património, como o Programa Cultura fomenta, através do Aviso de Concurso: Desenvolvimento local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro, potenciam novas oportunidades para o desenvolvimento sustentado dos territórios, a capacitação das comunidades, o reforço da cooperação bilateral, e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Este Programa será repetido a 6 de julho, a partir das 23h00. 

Veja aqui alguns momentos da gravação.