Sessão de Apresentação do projeto de arqueologia náutica e subaquática “Water World”

Sessão de Apresentação do projeto de arqueologia náutica e subaquática “Water World”

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), através do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) e em parceria com o Museu Marítimo da Noruega apresenta a 22 de novembro, às 10h horas, o projeto “Water World: Capacitação e competências para a conservação e a gestão do Património Cultural Subaquático”, nas novas instalações deste Centro, em Xabregas.

Na sessão estarão presentes o Operador do Programa Cultura, a Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, a DGPC, a Embaixada da Noruega e o Museu Marítimo da Noruega. No âmbito deste evento também irá decorrer, ao longo da semana, um workshop sobre “Registo 3D em Arqueologia Náutica e Subaquática.

O projeto “Water World” com um financiamento de 995.000€ , prolongar-se-á por cerca de dois anos e tem por objetivo a salvaguarda, estudo, conservação, monitorização e divulgação da Arqueologia e Conservação do Património Cultural Subaquático em Portugal.

No seu âmbito estão previstos programas de formação, aquisição de equipamentos, conservação e restauro de bens arqueológicos e sua devolução às comunidades locais, sistematização da informação, localização e registo de sítios arqueológicos e a divulgação pública digital e no terreno.

O CNANS é a entidade nacional responsável pela gestão e conservação de património, proveniente de contextos arqueológicos submersos ou húmidos. É nas suas novas instalações, em Xabregas, que a equipa do projeto vai contribuir para a sistematização dos mais de 7 mil sítios arqueológicos e a gestão dos mais de 20 mil artefactos provenientes deste meio, que vão desde a Idade do Ferro, há mais de 2500 anos, até à I Guerra Mundial.

Veja aqui a agenda da Sessão.