Workshop de registo 3D em Arqueologia Náutica e Subaquática

Workshop de registo 3D em Arqueologia Náutica e Subaquática

O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o Museu Marítimo da Noruega (NMM), o Museu Marítimo de Stavanger (MUST) e o Centro de Humanidades (CHAM) vão realizar o “Workshop de registo 3D em Arqueologia Náutica e Subaquática”, entre os dias 22 e 26 de Novembro.

Esta iniciativa terá lugar nas novas instalações do CNANS em Xabregas e decorre no âmbito do projeto “Water World: capacitação e competências para a conservação e a gestão do Património Cultural Subaquático” do Programa Cultura, que tem como objetivo a salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e divulgação da Arqueologia e Conservação do Património Cultural Subaquático em Portugal.

O Workshop assegurado por especialistas nacionais e internacionais das entidades parceiras corresponde a um dos programas de formação do projeto Water World. O seu principal objetivo é promover a capacitação especializada no registo arqueológico de espólio proveniente de contextos náuticos e subaquáticos, nomeadamente peças em madeira de navios históricos, âncoras ou canhões. Além da vertente teórica de base a formação terá uma forte componente prática com recurso a novos equipamentos e tecnologias 3D de suporte digital. Serão abordados princípios, metodologias, técnicas, mas também estratégias de divulgação pública.

O CNANS é a entidade nacional responsável pela gestão e conservação de património, proveniente de contextos arqueológicos submersos ou húmidos. É nas suas novas instalações, em Xabregas, que a equipa do projeto vai contribuir para a sistematização dos mais de 7 mil sítios arqueológicos e a gestão dos mais de 20 mil artefactos. Este património que se encontra nas águas portuguesas, ajuda a compreender o nosso passado. É, portanto, prioritário promover a sua investigação, produzir conhecimento científico e a divulgar junto da sociedade civil, pois só se pode proteger e valorizar o que se conhece.

Veja aqui o programa do Workshop.