Adaptchange

Promotor: CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental)

Parceiros:

Nord University, University of Iceland;

Escola Ciência Viva do Parque Biológico de Gaia.

Financiamento EEA Grants: 14 873,21 €

Código Grace: PT-BI033

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

O estudo dos mecanismos de adaptação tem o potencial de gerar informação preciosa para melhorar as nossas previsões sobre como as espécies respondem a alterações climáticas abruptas.

Espécies distribuídas ao longo do gradiente latitudinal da costa Atlântica europeia estão particularmente expostas a múltiplas alterações ambienteis que podem afetar a sua subsistência.

Uma das curiosidades é o estudo de uma espécie-alvo que vive na Islândia, os caracóis marinhos do género Littorina.

Espera-se que a investigação do potencial adaptativo e da dinâmica eco-evolutiva de espécies intertidais com reduzida capacidade de dispersão nos dois extremos latitudinais da sua distribuição resulte numa substancial melhoria das previsões sobre como a biodiversidade marinha é afetada pelas alterações climáticas.

No âmbito do financiamento atribuído foi estabelecida uma rede de instituições envolvidas em investigação e disseminação do conhecimento cientifico de Portugal, Islândia e Noruega com vista a implementação de um projeto estratégico de investigação e outreach que tem por objetivo de estudar os processos adaptativos às rápidas alterações climáticas.

No futuro, espera-se contribuir para a implementação de medidas de conservação mais eficazes e também para o aumento da literacia cientifica das comunidades locais sobre os oceanos e envolve-las ativamente na luta as alterações climáticas, sem duvida um dos maiores desafios dos nossos tempos.