Arquitetura do Bacalhau

Promotor: Fundação Centro Cultural de Belém

Parceiros:

Universidade do Minho - Lab2PT;

Escola de Arquitetura e Design de Oslo;

Financiamento EEA Grants: 13 301,74 €

Código Grace: PT-BI023

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

Para ampliar as hipóteses abertas pela exposição O Mar É a Nossa Terra, o Centro Cultural de Belém/Garagem Sul organizou um debate em que aproximou as culturas da pesca e do ambiente construído entre Portugal e a Noruega.

A iniciativa Arquitetura do Bacalhau permitiu aproximar investigações entre a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho que integra o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e a Escola de Arquitetura e Design de Oslo.

O debate centrou-se nas relações dinâmicas entre os ecossistemas marinhos e o ambiente construído, permitindo compreender como as cidades e os territórios portuários de Portugal e da Noruega se transformaram em função das práticas de pesca, dos processos tecnológicos de processamento do pescado e do impacto da atividade humana nos ecossistemas marinhos.

Este programa de intercâmbio permitiu a realização de conferências nos dois países e a publicação dos resultados, em mais um volume dos Cadernos da Garagem.

 

*Foto-Descarga de bacalhau nos armazéns frigoríficos da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, Porto, sem data. Cortesia de Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

Conteúdo Relacionado