BlueBio Roadshow

Promotor: BlueBio Alliance

Parceiros:

NCE Blue Legasea NCE Aquatech

Financiamento EEA Grants: 13 846,75 €

Código Grace: PT-BI018

Programa:
Resultados

Em que consistiu esta iniciativa?

Esta iniciativa teve como objetivo aproximar e promover a colaboração entre a BlueBio Alliance e os parceiros noruegueses que se pretende duradoura e que possa fomentar o desenvolvimento de novos modelos de negócio e ideias na economia azul em ambos os países.

Numa primeira fase, a iniciativa incluiu um roadshow para a Noruega e as startups portuguesas marcaram a presença num evento organizado na Noruega, o Tech Tour Ocean, apresentando o seu pitch e participando em sessões de matchmaking e reuniões B2B.

Uma segunda dinâmica relevante para demonstração do ecossistema aconteceu através do convite endereçado a investidores noruegueses para se deslocarem a Portugal e assistirem ao evento "Final Pitch Day" do programa Blue Bio Value Acceleration, seguido de reuniões one2one entre startups e investidores. Este encontro foi essencial para as startups, que poderam ser aconselhadas por investidores e ter oportunidade de captar financiamento para os seus projetos. A participação de startups e investidores nas iniciativas de relações bilaterais foi reconhecida pelos por ambas as partes como um importante primeiro passo para o estabelecimento de boas parceria e melhor conhecimento do que em Portugal se faz na área da bio economia azul. As soluções disponíveis salientam a forma como os empresários portugueses estão a enfrentar importantes desafios económicos, societais e ambientais.

Com esta iniciativa o setor da bioeconomia azul ganha proximidade e uma melhor compreensão do que e como o empreendedorismo nesta área está a ser desenvolvido em Portugal. Um indicador destes resultados é a resposta recebida por parte dos investidores convidados, que têm agora uma perspetiva mais confiante sobre as grandes soluções a encontrar em Portugal para responder às necessidades locais e globais. O acesso a financiamento, a procura de fornecedores e clientes e o conhecimento de estratégias de desenvolvimento de negócios foram identificados como os principais desafios a trabalhar no futuro. A iniciativa é fundamental para promover o acesso aos ecossistemas português e norueguês à medida que Portugal chega a um palco onde as enormes e diversificadas startups estão agora entusiasmadas por mostrar o seu valor e os investidores reconhecem a sua atividade e qualidade.