Building Bridges

Promotor: Associação Geopark Estrela

Parceiros:

Gea Norvegica UNESCO Global Geopark, Norway;

Katia UNESCO Global Geopark, Iceland;

 

Financiamento EEA Grants: 14 322,00 €

Financiamento Total: 15 913,40 €

Código Grace: PT-BI029

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

Estrela Geopark Mundial da UNESCO (UGGp), em articulação com o Gea Norvegica UGGp, da Noruega, e o Katla UGGp, da Islândia, arranca com o projeto “Building Bridges –Partilha de boas práticas entre Geoparques Mundiais da UNESCO”.

Durante o período de implementação desta iniciativa, pretende-se alcançar uma série de objetivos, tais como:

  • criação de uma plataforma para a promoção e divulgação da marca UNESCO e, em particular, do conceito de Geoparques Globais da UNESCO;
  • promoção dos territórios de cada um dos Geoparques envolvidos, o que poderá contribuir para futuras atividades e parcerias entre os Geoparques, com aqueles diretamente no intercâmbio, ou por parceiros e outras entidades que através as várias ações planejadas podem despertar o interesse em estender seu trabalho a cada um desses territórios;
  • partilha de conhecimentos e experiências no seio das Redes Europeia e Global de Geoparques, contribuindo para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Como territórios classificados pela UNESCO, é imperativo que um papel ativo na promoção da Agenda 2030 seja assumido.

Para tal, a iniciativa incidirá no intercâmbio entre os Geoparques, com destaque para algumas das mais relevantes disciplinas para cada um destes territórios (Geologia, Ambiente, Ciência, Educação, Turismo, Comunicação), contribuindo para a partilha de boas práticas e projetos inovadores em cada um dos territórios.

Após a sua concretização, espera-se que esta iniciativa possa resultar:

  •  na incorporação de novas técnicas e práticas que permitirão solidificar e inovar as áreas de cada participante deste intercâmbio;
  •  a assinatura de protocolos de cooperação entre Geoparques, contribuindo para criar projetos de forma mais frutífera, trocar ideias e experiências que fortaleçam o trabalho de cada um dos territórios;
  • candidatura conjunta a futuros projetos e iniciativas europeias que possam contribuir para os objetivos de cada um dos territórios.

 

Os parceiros:

O Gea Norvegica UGGp, foi o primeiro geoparque da Escandinávia a integrar a rede mundial de geoparques, em 2006. Traz para a iniciativa a valiosa experiência de 15 anos como um geoparque e a sua sólida atuação nas áreas da Educação para o Património Geológico e no Envolvimento Comunitário.

O Katla UGGp integra a rede mundial de geoparques desde 2011, promovendo o seu património geológico de origem vulcânica. Nos dez anos de atuação, destaca-se pelo eficiente trabalho na promoção do Turismo Sustentável e na valorização dos Produtos Locais, além da atuação na área dos Riscos Naturais.

O Estrela UGGp, apesar de se apresentar como o mais recente Geoparque Mundial da UNESCO entre os três, oficializado em julho de 2020, lidera esta iniciativa. Contribui com já reconhecida experiência nas áreas da Conservação do Património Geológico, da Educação e da Ação Climática.

Conteúdo Relacionado