Climate Change for Journalists

Promotor: Science Retreats

Parceiros:

The Norwegian Institute of Journalism / Norway

Financiamento EEA Grants: 15 000,00

Código Grace: PT-BI009

Programa:

 

 

Ligações
Conteúdo Relacionado
Resultados

Catorze jornalistas de Portugal e da Noruega participaram do curso Covering Climate Change: a Workshop for Journalists, de 10 a 14 de fevereiro de 2020, em Évora.

O curso foi idealizado pelo jornalista ambiental Ricardo Garcia e pelo cientista climático Miguel Bastos Araújo, como uma forma de promover uma maior compreensão das alterações climáticas pelos profissionais da comunicação social e dessa forma fomentar uma melhor cobertura do tema.

O fundo de relações bilaterais dos EEA Grants permitiu que dessa ideia inicial emergisse uma iniciativa internacional, envolvendo jornalistas dos dois países (Portugal e Noruega).

Uma parceria estratégica foi estabelecida com o Institutt for Journalistikk, uma organização norueguesa que opera como um ponto focal para a formação de jornalistas no país.

Coube ao Institutt for Journalistikk a responsabilidade por divulgar a iniciativa entre os profissionais da comunicação social da Noruega, receber e organizar as candidaturas e selecionar os participantes finais do país.

No total, foram recebidas 48 candidaturas válidas, quase três vezes o número máximo de participantes para os quais o curso fora pensado.

Houve 26 candidatos de Portugal e 22 da Noruega. No final, foram selecionados sete jornalistas de cada país, com base numa grelha de critérios que privilegiou a constituição de um grupo variado de profissionais – da televisão, imprensa, rádio e agências –, combinando diferentes níveis de experiência, tanto no jornalismo, quanto na cobertura das alterações climáticas.

O curso baseou-se num programa desenvolvido especificamente para esse grupo de jornalistas.

Na maior parte, consistiu de atividades práticas e dinâmicas de grupo, relacionadas com diferentes faces das alterações climáticas e do jornalismo: a ciência, a política e a diplomacia; os gases com efeito de estufa, o comércio de emissões e a transição energética; a biodiversidade, os oceanos e as florestas; as histórias ocultas, as técnicas jornalísticas e outros aspetos da profissão. Seis oradores convidados – escolhidos entre proeminentes cientistas da área climática – complementaram as atividades práticas com aprofundadas palestras.

O programa também incluiu uma visita à Herdade dos Coelheiros, onde os participantes tiveram a oportunidade de observar e discutir in loco estratégias de adaptação às alterações climáticas na agricultura – neste caso, na produção de vinho e de nozes.

O apoio dos EEA Grants para esta iniciativa revelou-se fundamental para o seu êxito. O workshop constituiu uma oportunidade única para que jornalistas portugueses e noruegueses discutissem juntos as alterações climáticas, estabelecendo assim uma estimulante ponte para a troca de conhecimentos e experiência.

A parceria com o Institutt for Journalistikk abriu uma porta para uma relação mais perene com o promotor, tendo o instituto norueguês já manifestado o seu interesse em novos projetos em conjunto.