COOPERATIVE

Promotor: Associação CCG/zgdv – Centro de Computação Gráfica

Parceiros:

Institutt for Energiteknikk – Institute for Energy Technology (IFE), Norway

Financiamento EEA Grants: 12 090,60 €

Financiamento Total: 13 434,00 €

Código Grace: PT-BI041

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

Os Veículos Conectados, Cooperativos e autónomos (VCCA) irão transformar significativamente o nosso ecossistema de mobilidade, com benefícios antecipados em termos de segurança, eficiência de tráfego e ocupação do espaço urbano. No entanto, levantam desafios importantes no domínio da interação homem-máquina, que devem ser respondidos de forma a garantir um balanço apropriado entre controlo humano e automação.

O Centro de Computação Gráfica (CCG) em Portugal e o Institute for Energy Technology (IFE) na Noruega são duas instituições de I&D que trabalham no estado da arte da disciplina de interação homem-máquina. Ambos cooperam de forma próxima com a indústria dos seus respetivos países e internacionalmente, procurando compreender como é que o comportamento humano é afetado pela automação e como é que a relação entre humano e máquina pode ser melhorada.

Esta iniciativa pretende estabelecer uma cooperação institucional entre estas duas instituições. Visa identificar os desafios mais prementes na interação entre humano e VCCA, promover a partilha de conhecimento e disseminação e o estabelecimento de um plano de colaboração para o futuro.

A iniciativa irá fortalecer as relações institucionais entre o CCG e o IFE promovendo, ao mesmo tempo, um encontro mais alargado com as comunidades científica, indústria e regulatória, além do público em geral.

Espera-se que este esforço melhore a capacidade do CCG e do IFE para responder aos desafios da interação humano-VCCA, reforçando o seu papel como instituições de referência nos seus respetivos países e na Europa.

 

Conteúdo Relacionado