EFFICACY

Promotor: Instituto Superior Técnico

Parceiros:

Instituto Superior Técnico (IST), Department of Civil Engineering, Architecture and Georesources, University of Lisbon;

Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Department of Mechanical and Industrial Engineering.

Financiamento EEA Grants: 12 258,54 €

Código Grace: PT-BI051

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

As fachadas e coberturas de edifícios têm um contributo relevante para as trocas térmicas com o exterior, afetando diretamente o consumo energético do edifício e os custos associados, as emissões de gases com efeito de estufa e o bem-estar dos utilizadores.

A iniciativa EFFICACY (Energy eFFiciency buIlding and CirculAR eConomY para soluções de isolamento térmico) junta o Instituto Superior Técnico - IST (Universidade de Lisboa - UL) e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Faculdade de Engenharia, em Trondheim (NTNU).

EFFICACY aborda o desenvolvimento de diretrizes para o uso de soluções de isolamento térmico na reabilitação de edifícios existentes e/ou para construção nova. 

Pretende-se assim criar uma base de dados para sistematizar critérios relevantes para soluções de isolamento térmico em edifícios existentes de reabilitação e/ou para novas construções.

Os critérios de seleção irão classificar:

  • os requisitos técnicos (por exemplo, desempenho térmico e hidrotérmico),
  • detalhes construtivos e impacto visual,
  • indicadores ambientais e socioeconómicos, também baseados em condições climáticas geográficas e em cenários de alterações climática.

Essas recomendações serão consolidadas num manual que expressa diferentes visões das principais partes interessadas, destacando as condições climáticas presentes e futuras.


Os investigadores principais do projeto são a Professora Inês Flores-Colen do IST / UL, membro na unidade de investigação CERIS (Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, IST, UL) e a Professora Chiara Bertolin da NTNU. 

 

 

Conteúdo Relacionado