FishNet

Promotor: Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida -ISPA

Parceiros:

Norwegian University of Science and Technology;

NINA - The Norwegian Institute for Nature Research; 

IMR - Institute of Marine Research

Financiamento EEA Grants: 14 013,00 €

Código Grace: PT-BI035

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

A iniciativa FishNet visa estabelecer uma rede sólida no campo de investigação dos impactos das alterações globais nos peixes.

Esta iniciativa permitirá promover a discussão e o intercâmbio de conhecimento sobre os efeitos de stressores antropogénicos nos peixes, com foco no aumento do ruído e da temperatura.

A iniciativa FishNet reunirá investigadores da Noruega e Portugal, com experiência complementar nas áreas de comportamento de peixes, ecologia, biologia, conservação, genética, evolução e alterações globais. Esta equipa multidisciplinar partilha o interesse pela biologia da conservação, usando um modelo de peixe estabelecido, o caboz de duas pintas, Gobiusculus flavescens, que se distribui ao longo do Atlântico Nordeste (NEA), de Portugal à Noruega.

A iniciativa FishNet propõe atividades de intercâmbio de conhecimento teórico e prático, num campo de investigação comum a todas as instituições envolvidas. Permitirá reforçar a colaboração científica entre as instituições envolvidas e entre os dois países.

Além disso, contribuirá para aumentar o conhecimento científico sobre os desafios globais que afetam as espécies costeiras, como as mudanças climáticas e os níveis crescentes de ruído antropogénico (por exemplo, de parques eólicos e tráfego de navios), fornecendo uma base sólida para a participação em futuros projetos europeus.