H-WHALE

Promotor: Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH.

Parceiros:

OMA - Observatório do Mar dos Açores (Fábrica da Baleia de Porto Pim);

Sea Observatory of the Azores (Porto Pim Whaling Station Museum);

Museu da Baleia de Húsavík (Húsavík Whale Museum).

Financiamento EEA Grants: 13 499,00 €

Código Grace: PT-BI039

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

O principal objetivo da iniciativa H-WHALE é a criação de uma rede europeia para o estudo e divulgação do património cultural e da memória da atividade baleeira histórica.

Assente nas Humanidades Azuis, a iniciativa H-WHALE procura promover uma investigação entre diferentes instituições e disciplinas - História ambiental marinha, Ecologia marinha, Museologia, Artes e Literatura.

Esta iniciativa trata-se de uma nova colaboração bilateral entre Portugal e a Islândia, envolvendo dois museus dedicados às baleias e ao património baleeiro e uma unidade de investigação universitária, todos empenhados na investigação e divulgação da história e da cultura sobre os oceanos e os seus animais.

Seguindo as histórias e cronologias nacionais e regionais de mudança de um passado de caça à baleia para a investigação, educação, conservação e disseminação atuais - apoiada no património (in)tangível da história e ecologia das baleias -, esta iniciativa permitirá reunir os dois países e promover uma Europa mais inclusiva e mais próxima através de uma futura rede de trabalho. Aqui aproximam-se regiões distantes com passados diferentes mas com tradições comuns como Húsavík e os Açores, onde Lisboa atua como elemento aglutinador e impulsionador por detrás desta futura rede e estudo.