hiWOOL

Promotor: Associação Salva a Lã Portuguesa

Parceiros:

Selbu Spinneri AS, Norway;

Multilãs Unipessoal Lda, Portugal;

SIFO, OsloMet (Consumption Research Norway SIFO, Oslo Metropolitan University);

D_TEX Lab, FAUL (Laboratório de Desenvolvimento Têxtil, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa).

Financiamento EEA Grants: 14 398,10 €

Financiamento Total: 15 998,10 €

Código Grace: PT-BI049

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

Portugal e a Noruega têm uma longa tradição na criação de ovelhas e lã. Atualmente, quase toda a lã é aproveitada na Noruega, enquanto em Portugal, como no resto da Europa, a maior parte da lã grossa ou colorida é considerada resíduo.

O projeto hiWOOL - Network for heritage and innovation for the future of WOOL, com a duração de 18 meses, foi uma iniciativa da Associação “Salva a lã Portuguesa”, criada em 2015 com o objetivo de promover a sustentabilidade do ciclo da lã e a salvaguarda da cultura e tradição do património lanar em Portugal.

Existem cerca de 15 raças ovinas locais em Portugal e 12 na Noruega, cada uma com uma história única.

A lã dessas raças de ovinos é principalmente um subproduto da produção de leite ou carne. Lãs de diferentes raças de ovelhas variam em textura, cor e maciez. Esta bela diversidade deve ser preservada como parte da responsabilidade pelas raças locais.

hiWOOL teve como objetivo a partilha de conhecimentos entre Portugal e Noruega na promoção da sustentabilidade do ciclo da lã e exploração de produtos lanares, para pequenos produtores de raças ovinas autótones, tendo por base o estudo das semelhanças e as diferenças culturais entre os dois países. 

No decorrer desta iniciativa foram realizados trabalhos de campo em ambos os países, workshops de desenvolvimento de produtos de lã, investigação da tradição em museus e arquivos, cujos resultados preliminares foram apresentados nas páginas e redes sociais dos parceiros e os resultados finais apresentados e debatidos num seminário de encerramento do projeto, em novembro de 2022.

 

Conteúdo Relacionado