MycoClimaChange

Promotor: Universidade Nova de Lisboa - Escola Nacional de Saúde Pública

Parceiros:

Faculty of Food Science and Nutrition, School of Health Sciences, University of Iceland;

Financiamento EEA Grants: 13 373,28 €

Código Grace: PT-BI022

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

As micotoxinas são uma preocupação séria para a segurança alimentar em todo o mundo e as mudanças climáticas podem influenciar a sua aparência e promover a exposição humana, uma vez que a produção de fungos e micotoxinas é influenciada pelas condições climatéricas, como o aumento da temperatura e da humidade.

A fonte de exposição mais comum e relatada é a dieta, seja por exposição direta (por meio do consumo de produtos agrícolas alimentares diretamente contaminados), ou por exposição indireta por meio do consumo de alimentos derivados de animais alimentados com alimentos contaminados (por exemplo, leite ou carne). Nesse caso, a rota de exposição relevante é a ingestão. 

Este projeto pretende investigar a exposição a micotoxinas na população de Portugal e Islândia atualmente, e estimar o que estará em diferentes cenários de alterações climáticas.

Com base nesses dados, o risco será avaliado e previsto e ações podem ser definidas para evitar a exposição.

Além disso, e uma vez que as alterações climáticas estão a afetar todos os países da União Europeia (UE), os conhecimentos adquiridos serão úteis para outros países da UE.

Devido à novidade dos resultados, o projeto incluirá seminários e workshops a serem organizados pelo promotor e parceiro, a fim de partilhar os resultados de forma eficiente com as partes interessadas relevantes, avaliadores de exposição e academia para uma melhor tomada de decisão e para identificar adicionais e complementares ações.