NAFA2020
NAFA2020

Promotor: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Parceiros:NORWEGIAN ANTHROPOLOGICAL FILM ASSOCIATION (NAFA)
THE UNIVERSITY MUSEUM OF BERGEN, NORWAY;
MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA, PORTUGAL;
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (NOVA FCSH);
ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA;
Financiamento EEA Grants: 9 693,00 €
Código Grace: PT-BI034
Programa:Em que consiste esta iniciativa?
A Nordic Anthropological Film Association (NAFA), com sede na Noruega, é uma associação educacional e de pesquisa não comercial e sem fins lucrativos que trabalha para promover o filme etnográfico e a antropologia visual.
A NAFA e o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA) do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) irão organizar em Lisboa entre 29 de setembro a 2 de outubro de 2021 a 40.ª Edição Festival Internacional de Cinema Etnográfico NAFA.
Este evento pretende promover uma plataforma e oportunidade de reflexão sobre as grandes questões mundiais no âmbito da diversidade cultural, dos direitos humanos, da ecologia e do património imaterial e material.
O Festival terá lugar no Museu Nacional de Etnologia, cujo acolhimento é uma forma de cruzar olhares e reflexões sobre a relação desta instituição com a produção visual e os seus arquivos. Esta iniciativa é organizada num contexto que reconhece que a antropologia e o filme etnográfico têm suscitado, nas últimas duas décadas, um interesse crescente nomeadamente em Portugal, quer por antropólogos, que usam o cinema como forma alternativa à escrita, quer por cineastas, que recorrem ao método etnográfico e a temas antropológicos como instrumentos para explorar e criar o real.
O programa desta edição conta com a participação de cerca de vinte e quatro filmes oriundos de diferentes partes do mundo, registando a diversidade de práticas culturais que atravessa o nosso mundo contemporâneo.
A par da seleção oficial do festival, decorrerão workshops e conferências. É neste contexto que se contará com a apresentação, em primeira mão, do resultado de uma parceria entre a realizadora portuguesa Catarina Alves Costa e o realizador norueguês Frode Storaas. Desta parceria resultou o filme Christmas Dinner (2021). De janeiro à Páscoa, o bacalhau desloca-se para sul do Mar de Barents para desovar nas ilhas norueguesas do norte de Lofoten. A maior parte da captura, mais de 400 000 toneladas em 2020, é exportada para Portugal. O filme segue assim o bacalhau do mar da Noruega até à mesa do jantar em Portugal.
Para além de espelhar a produção atual do cinema e da antropologia, este festival é ainda uma oportunidade para o público em geral contactar com diferentes olhares e métodos de registar e refletir sobre a diversidade cultural, patrimonial, humana e ecológica do mundo em que vivemos.
Conteúdo Relacionado