Novos CARTs

Promotor: IPATIMUP - Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto

Parceiros:

Oslo Radium Hospital;

 

Financiamento EEA Grants: 9 561,38 €

Código Grace: PT-BI020

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

As abordagens imunoterapêuticas são de extrema importância no âmbito das terapias contra o cancro e baseiam-se na exploração do sistema imunitário do paciente para combater a doença.

Uma das estratégias mais eficientes, denominada por Transferência Adotiva de Células, baseia-se na transferência de células imunes (células T ou NK) geneticamente modificadas de modo a expressarem recetores que reconheçam alvos específicos expressos pelas células cancerígenas.

Moléculas conhecidas por Recetores Quiméricos de Antigénio (CARs) compostas por um domínio extracelular de ligação de um anticorpo e um componente intracelular de sinalização de um recetor de células T têm a capacidade de redirecionar as células efetoras.

Apesar do sucesso dos CARs no tratamento de neoplasias hematológicas, a sua aplicação em tumores sólidos tem sido particularmente desafiante, essencialmente devido à falta de alvos específicos.

O processo biossintético dos glicanos, denominado por glicosilação, sofre severas alterações durante a progressão do cancro, originando uma expressão alterada de estruturas específicas, as quais constituem potenciais alvos para os CARs.

Esta iniciativa bilateral representa uma importante parceria entre o grupo do Dr. Wälchli, altamente especializado em imunologia e com uma sólida experiência no desenvolvimento de produtos imunoterapêuticos, e o grupo do Dr. Reis, detentor de um conhecimento único em oncologia e glicobiologia.

Esta iniciativa tem como principal objetivo a caracterização e avaliação da eficiência de um anticorpo único, HH2, cujo alvo constitui um glicano expresso por vários tipos de células malignas.