Realidades Artificiais

Promotor: ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Parceiros:

NMBU- Norwegian University of Life Sciences

 

Financiamento EEA Grants: 12 171,60 €

Código Grace: PT-BI013

Programa:
Conteúdo Relacionado
Resultados

“Realidades Artificiais: o virtual como meio estético na ideação arquitetónica”, com organização do ISTAR (Information Sciences, Technology and Architecture Research Center), tratou-se de uma iniciativa que teve como objetivo fortalecer a relação bilateral com o Laboratório de Realidade Virtual (VR-Lab) da Universidade Norueguesa das Ciências da Vida (NMBU).

Nesta iniciativa, as duas universidades trabalharam em conjunto e partilharam a experiência e conhecimento de ponta no campo da Realidade Virtual.

O NMBU constitui um parceiro de excelência para o ISTAR sendo que a iniciativa em curso incluiu mobilidade de investigadores, partilha de laboratórios e equipamentos e tarefas de investigação conjuntas.

Em outubro de 2019 realizou-se o grande evento associado a esta iniciativa.

Tendo como enquadramento a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019 realizou-se em Lisboa, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), a iniciativa associada da Trienal “Realidades Artificiais: o virtual como meio estético na ideação arquitetónica”.

“Realidades Artificiais” pretende suscitar o confronto entre racionalidade e eficiência, relacionado com as tecnologias virtuais aplicadas ao processo de projeto em arquitetura. A experiência do espaço arquitetónico e o estado de contemplação e deleite do exercício arquitetónico tiveram aqui uma materialização digital. A iniciativa explorou os modos como as realidades mistas podem permitir aos arquitetos criar experiências imersivas expressivas.

O evento agregou um seminário de um dia (14 de outubro) e uma exposição patente durante a semana de 14 a 18 de outubro de 2019 que decorreu no Espaço de Exposições do ISCTE-IUL.

No dia 14 de outubro decorreu o simpósio seguido da inauguração da exposição que contou com a presença de várias personalidades ligadas à área da arquitetura e das tecnologias. 

O evento contou com a participação de 12 países da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania (Noruega, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Grécia, Portugal, Turquia, Singapura, Austrália, Estados Unidos da América e Canadá) que trouxeram a Lisboa as suas experiências nestas matérias.

Na exposição foram apresentados projetos de investigadores e profissionais internacionais com um corpo sólido de trabalho em diversas questões relacionadas com os processos de conceção de arquitetura usando tecnologias de RV e de RA. Pretendeu-se explorar o potencial da dimensão estética do meio e estabelecer uma linguagem própria como meio expressivo no projeto arquitetónico.

Ao longo da semana a exposição teve a presença de cerca de 300 visitantes desde arquitetos e outros artistas, atraídos pela divulgação da Trienal, a alunos quer de arquitetura quer de ciências da computação e ainda a turmas de Escolas Secundárias.

Veja mais fotos aqui.

(Photos by Mariana Veríssimo)