SEED Keepers

Promotor: Keep – Knowledge for Peace, People and the Planet, Association

Parceiros:

CFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet - University of Coimbra;

KVANN - Norwegian Seed Savers, Norway.

Financiamento EEA Grants: 10 434,83 €

Código Grace: PT-BI060

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

O projeto SEED Keepers tem como principal objetivo contribuir para atenuar a perda de biodiversidade através da implementação de atividades que divulguem a importância da conservação de sementes e os bancos de sementes.

Os bancos de sementes são indispensáveis ​​devido à grande diversidade de plantas que constituem. Além do seu valor para garantir o futuro da biodiversidade vegetal, o seu papel potencial como estratégia para a ciência e a educação também é enorme. Os bancos de sementes são excelentes ferramentas para promover o conhecimento sobre a diversidade biológica e podem demonstrar uma ligação direta entre os processos evolutivos das plantas e a sua aplicação ao longo do tempo, como produção de alimentos, agricultura ou tradições culturais.

Atendendo aos factores naturais e antropogénicos que ameaçam a biodiversidade e a conservação de muitos habitats e espécies, é urgente melhorar o conhecimento e reforçar a consciência das gerações mais jovens em reconhecer a ligação entre as consequências reais desta perda e a sustentabilidade.

O projeto SEED Keepers visa contribuir para mitigar a perda de biodiversidade vegetal através de formação de professores e alunos sobre a criação de bancos de sementes e conservação de plantas. 

No âmbito desta iniciativa será ainda produzido um Manual de Boas Práticas de Conservação de Sementes por um engenheiro ambiental com especialização em educação ambiental, e disponibilizado para consulta e download gratuito.