Women Choose Health

Promotor: Universidade de Coimbra

Parceiros:

University of Oslo – Department of Pharmacy

Financiamento EEA Grants: 10 262,66 €

Código Grace: PT-BI037

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

Transtornos psiquiátricos (por exemplo, depressão e transtornos de ansiedade) são recorrentes durante o período perinatal, impactando negativamente o sistema familiar inteiro.

Embora as opções de tratamento estejam disponíveis (por exemplo, psicofarmacoterapia; psicoterapia), a tomada de decisão do processo pode ser complexo.

Esta iniciativa visa examinar os níveis de conflito de decisão em relação às opções de tratamento (por exemplo uso de antidepressivos, psicoterapia) de mulheres com sintomas psicopatológicos perinatais, bem como para mapear o correlatos maternos desse conflito de decisão, tanto em Portugal como na Noruega.

A iniciativa também visa fomentar o intercâmbio de conhecimento, experiência e melhores práticas relativas a abordagens centradas no paciente para saúde mental perinatal em ambos os países.

 

As seguintes atividades foram identificadas de forma a atingir os objetivos propostos:

  • Pesquisa conjunta: recolha de dados e elaboração de relatórios e publicações - está a ser conduzida uma pesquisa online transversal conjunta visando mulheres no período perinatal (durante a gravidez ou durante o primeiro ano pós-parto) em ambos os países para examinar os níveis de conflito de decisão das mulheres que experimentam sintomas psicopatológicos relativos às opções de tratamento disponíveis (por exemplo, antidepressivos, psicoterapia) e os fatores que pode estar relacionado com tal conflito de decisão (por exemplo, estigma, efeitos percebidos do uso de antidepressivos, etc.).

  •  Estudo / visita de campo: uma visita de campo será realizada durante a pesquisa conjunta, no final da recolha de dados, para facilitar a análise conjunta dos dados e discussão dos resultados. O estudo / visita de campo também permitirá que a equipa de pesquisa partilhe experiências e melhores práticas relacionadas com doenças mentais perinatais de saúde em ambos os países.

  • Ação de formação: uma ação de formação sobre abordagens centradas no paciente para saúde mental perinatal será organizada em Portugal. A ação terá como alvo os profissionais de saúde (mental) que atuam com a população perinatal. A ação incluirá a discussão sobre os resultados do estudo e suas implicações.

  • Atividades de divulgação e comunicação para a comunidade científica e não científica, utilizando diferentes meios de comunicação (site, redes sociais, comunicados de imprensa, vídeos curtos com diferentes públicos-alvo).

Os resultados esperados de esta iniciativa visam:

  • ampliar o conhecimento sobre o atual processo de tomada de decisão em relação ao tratamento de pacientes psiquiátricos perinatais. 

  • criar conhecimento que apoie o desenvolvimento futuro de ferramentas de ajuda à decisão adaptadas aos relatos das mulheres e características específicas;

  • fomentar o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre os dois países; 

  • aumentar a conscientização da importância do tema em ambos os países por meio de atividades de divulgação.
Conteúdo Relacionado