1º Encontro Internacional “ILHAS, BALEIAS E PESSOAS”

Whale2s

O 1º Encontro Internacional “ILHAS, BALEIAS E PESSOAS” decorreu entre 5 e 7 de Setembro, na cidade da Horta, ilha do Faial, em Portugal.

Este encontro reuniu investigadores de vários projetos de investigação e de várias disciplinas e abordagens: exploração do mar, interações homem-animal, história e arqueologia ambiental, arte, literatura, património material e imaterial, narrativas e tradição oral, biologia marinha e divulgação científica e tecnológica.

Durante os 3 dias de encontro, os participantes assistiram a 24 comunicações científicas. O encontro decorreu em formato híbrido (zoom e presencial), havendo uma assistência máxima de cerca de 50 pessoas. O encontro contou com a participação de investigadores de Portugal, Espanha, Islândia, Noruega, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Colômbia e Cabo Verde.

Para além das comunicações e discussões, e dado a localização privilegiada escolhida para realizar o evento, o encontro promoveu a visita a dois museus na cidade da Horta: a Fábrica da Baleia em Porto Pim e o Museu do Scrimshaw, do Peter Café Sport.

Esta reunião foi promovida e organizada pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com o OMA – Observatório do Mar dos Açores e o Museu da Baleia de Húsavík, no âmbito da iniciativa “H-Whale - A chronology of change: an Heritage network of historical WHALing in Europe”, financiada pelos EEA Grants, através do seu programa de Relações Bilaterais. O evento contou ainda com o apoio logístico da Okeanos, da Universidade dos Açores e da Escola de Mar dos Açores.

No final do encontro e dada a boa aceitação por parte do público e o interesse da comunidade científica, foi anunciada uma segunda edição para o início de Setembro de 2023.