40.ª Edição do Festival Internacional de Cinema Etnográfico NAFA decorre entre 29 de setembro e 2 de outubro  

Jukse 3 (002)

O Festival contará com a participação de cerca de 24 filmes oriundos de diferentes partes do mundo e com a apresentação, em primeira mão, do filme "Christmas Dinner".

A Nordic Anthropological Film Association (NAFA) e o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA) do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) irão organizar em Lisboa entre 29 de setembro a 2 de outubro de 2021 a 40.ª Edição Festival Internacional de Cinema Etnográfico NAFA.  

Este evento promove uma plataforma e oportunidade de reflexão sobre as grandes questões mundiais no âmbito da diversidade cultural, dos direitos humanos, da ecologia e do património imaterial e material.

A edição 2020-2021 do Festival NAFA em Lisboa celebra uma longa relação de troca mútua de experiências entre cientistas sociais e realizadores na área da antropologia visual, utilizando este ano a vibrante e criativa plataforma de investigadores que se têm dedicado à antropologia visual a partir de Portugal.

 

O evento terá lugar no Museu Nacional de Etnologia, cujo acolhimento é uma forma de cruzar olhares e reflexões sobre a relação desta instituição com a produção visual e os seus arquivos. Esta iniciativa é organizada num contexto que reconhece que a antropologia e o filme etnográfico têm suscitado, nas últimas duas décadas, um interesse crescente nomeadamente em Portugal, quer por antropólogos, que usam o cinema como forma alternativa à escrita, quer por cineastas, que recorrem ao método etnográfico e a temas antropológicos como instrumentos para explorar e criar o real.

O programa desta edição conta com a participação de cerca de vinte e quatro filmes oriundos de diferentes partes do mundo, registando a diversidade de práticas culturais que atravessa o nosso mundo contemporâneo.

A par da seleção oficial do festival, decorrerão workshops e conferências. É neste contexto que se contará com a apresentação, em primeira mão, do resultado de uma parceria entre a realizadora portuguesa Catarina Alves Costa e o realizador norueguês Frode Storaas. Desta parceria resultou o filme Christmas Dinner (2021). De janeiro à Páscoa, o bacalhau desloca-se para sul do Mar de Barents para desovar nas ilhas norueguesas do norte de Lofoten. A maior parte da captura, mais de 400 000 toneladas em 2020, é exportada para Portugal. O filme segue assim o bacalhau do mar da Noruega até à mesa do jantar em Portugal.

Para além de espelhar a produção atual do cinema e da antropologia, este festival é ainda uma oportunidade para o público em geral contactar com diferentes olhares e métodos de registar e refletir sobre a diversidade cultural, patrimonial, humana e ecológica do mundo em que vivemos.

A Nordic Anthropological Film Association (NAFA) é uma organização criada em meados dos anos 1970 que se dedica à cooperação e divulgação da produção cinematográfica na área da antropologia e do documentário. Para além de um extenso arquivo fílmico e da edição do Journal of Anthropological Film (JAF) e da NAFA/CVA Newsletter, é responsável pela organização de um dos mais antigos e prestigiados festivais de cinema na área, juntando anualmente realizadores de várias nacionalidades que apresentam os seus filmes sobre diferentes contextos culturais.

Esta iniciativa tem financiamento do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.