AquaCell – intestinal CELL lines for AQUAculture fish

AquaCell – intestinal CELL lines for AQUAculture fish

Início do projeto AquaCell – intestinal CELL lines for AQUAculture fish - inserido no Fundo de Relações Bilaterais das EEA Grants.

Com o aumento da população mundial, a importância da aquacultura como setor de produção de alimento tem vindo a aumentar. Contudo, a intensificação da produção de peixes de aquacultura está muitas vezes associada a um aumento de surtos de doenças causadas por agentes patogénicos. Nos últimos anos, a indústria da aquacultura tem feito um esforço para encontrar fontes naturais de produtos bioativos com capacidade de melhorar a robustez do peixe e assim reduzir o uso de antibióticos. Estes estudos requerem, no entanto, o uso de um elevado número de animais para experimentação e elevados custos económicos. O intestino dos peixes desempenha uma função essencial não só na sua nutrição, mas também na resposta imunitária. Assim, o projeto AquaCell pretende desenvolver linhas celulares de intestino de robalo Europeu e salmão do Atlântico, duas espécies de aquacultura com elevado valor económico na Europa. Estas linhas celulares poderão ser usadas, no futuro, para testar novos produtos e determinar o seu potencial para serem incluídos em rações, diminuindo o número de peixes usados para experimentação animal. AquaCell pretende assim fornecer à comunidade científica uma ferramenta de experimentação inovadora e que contribua para a sustentabilidade do setor da aquacultura.

Seguindo a narrativa das EEA Grants, “Working together for a green, competitive and inclusive Europe”, os objetivos principais desta iniciativa bilateral são 1) criar sinergias entre a linhas de investigação de aquacultura do CIIMAR (Portugal) e da Universidade Nord (Noruega) a partir da partilha de conhecimentos técnico-científicos no âmbito do desenvolvimento de linhas celulares intestinais; 2) disseminar o conhecimento adquirido em reuniões científicas; 3) promover futuras parcerias para projetos de investigação futura.