Termina o projeto Auction Design for renewables

IMG 4859

Utilização de leilões para a produção de energia renovável em Portugal e na Noruega

 A Católica Porto Business School, em parceria com a NHH - Norwegian School of Economics, liderou um projeto de investigação de dois anos (2022-2024) intitulado "Auction Design for renewables". O investigador principal foi o professor associado da Católica Porto Business School e investigador no CEGE - Centro de Estudos em Gestão e Economia, Ricardo Gonçalves.

O projeto, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a utilização de leilões para a produção de energia renovável, com especial destaque para a energia solar e eólica.  A investigação, decorrida entre outubro de 2022 e dezembro de 2024, envolveu diversos stakeholders nesta iniciativa bilateral construída em torno da cooperação, networking, troca, partilha e transferência do conhecimento, sobre o tema, entre Portugal e a Noruega.

A equipa de investigação levou esta temática para discussão com diferentes entidades. Em Portugal foram abordados a Secretária de Estado da Energia à data, Ana Gouveia, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, a Associação Portuguesa das Energias Renováveis e diversos operadores, designadamente EDP Renováveis, Greenvolt, TripleWatt, Chint Solar, Finerge e SmartEnergy. Já na Noruega, a equipa do projeto reuniu com o Secretário de Estado para o Petróleo e Energia à data, com a Renewables Norway (Associação de Operadores de Energia Renovável), a Vista Analyse, a empresa de consultoria que assessorou o Governo norueguês nos leilões de energia eólica offshore e, ainda, a Equinor, um dos maiores operadores no setor.

Este projeto de investigação terminou com um workshop online em dezembro de 2024, onde os stakeholders debateram temas como as vantagens e desvantagens dos leilões em energias renováveis, a conciliação de objetivos como sustentabilidade e segurança no fornecimento, e a necessidade da introdução de subsídios, diretos ou indiretos, nestes leilões. Grande parte da discussão centrou-se nos leilões para a energia eólica offshore, que tiveram lugar na Noruega, no início de 2024 e que se espera venham a ter lugar em Portugal durante o ano de 2025.

Um dos principais objetivos deste projeto de investigação foi promover a partilha de conhecimento entre Portugal e Noruega no domínio da energia renovável. Com a crescente adoção desta forma de energia, impulsionada pelos desafios climáticos globais, surgem também questões económicas relevantes. Estas incluem a necessidade de articulação com outras formas de produção de energia e o transporte até aos consumidores finais, bem como a potencial intervenção pública no setor. Neste contexto, o projeto permitiu analisar como ambos os países estão a enfrentar estes desafios, identificando problemas e soluções que possam antecipar e orientar estratégias futuras.

Tendo alcançado os objetivos iniciais, a equipa de investigação está agora focada em prosseguir os seus trabalhos de investigação nesta área, num contexto económico e político em que se pretende atingir a neutralidade carbónica até 2050.