Dis/Connect: como os indivíduos utilizam as tecnologias digitais – e se desligam delas?

Dis/Connect: como os indivíduos utilizam as tecnologias digitais – e se desligam delas?

De que forma as pessoas se ligam - e desligam – dos meios digitais, especialmente depois de uma pandemia que impôs longos confinamentos e a ligação social à distância através do digital? É o que procura investigar a iniciativa Dis/Connect, desde fevereiro de 2021.

O Dis/Connect foi ao encontro de pessoas que procuram locais sem rede ou participam em programas de ‘digital detox’, bem como dos seus organizadores, apurando que as formas como equilibram o uso e não-uso da conectividade digital está relacionado com o modo como se relacionam com família, amigos ou trabalho.

Pessoas independentes procuram e têm mais facilidade em desligar-se, enquanto quem é cuidador ou dependente de outras pessoas sente pressão para se manter ligado através do telemóvel e dos serviços digitais.

Esta iniciativa, liderada pelo CICANT, da Universidade Lusófona, em parceria com o CRC-W da Universidade Católica, e os parceiros do projeto norueguês Digitox nas Universidades de Bergen e Oslo, entrevistou ainda – à distância – 16 jovens entre os 15 e os 18 anos, de diferentes partes do país.
O grupo de adolescentes revelou que são aqueles que têm mais facilidade de acesso à internet que enquadram os períodos de maior ocupação – a praticar desporto, em acampamentos ou em convívios – como sendo de desconexão digital.

Nos próximos meses, o Dis/Connect continuará a trabalhar na recolha de dados com participantes em ‘digital detox’ e jovens, e promoverá uma ação de formação internacional sobre pesquisa comparativa a partir da experiência bilateral de investigação.

Esta iniciativa é financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.