Future Planning: do discurso ambiental à prática

Future Planning: do discurso ambiental à prática

A iniciativa Future Planning, cofinanciada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, desenvolve-se, em Portugal, numa parceria entre a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), o Município de Lousada, e na Noruega, com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne.

O projeto  Future Planning visa envolver educadores e decisores políticos locais promovendo o debate sobre uma boa e eficaz gestão do território, incentivando à tomada de decisões, diminuindo desta forma a lacuna que se observa entre o discurso ambiental e a sua tradução na prática.

  • Objetivos:
    • Partilha de experiências e práticas no que respeita à gestão sustentável do território de forma ambientalmente responsável e socialmente justa;
    • Fortalecer um quadro teórico atualizado à luz do conhecimento atual com vista à sua tradução em práticas consolidadas e eficazes, tendo como base as experiências partilhadas;
    • Fomentar o diálogo entre educadores e profissionais do ambiente e território no seu trabalho de formação de cidadãos sensibilizados para as questões ambientais com expressão territorial.

  • Atividades:
    Esta iniciativa bilateral organizará dois cursos de formação, um em Portugal e um na Noruega, capacitando os participantes para o planeamento territorial ambientalmente responsável e socialmente justo, conferindo-lhes conhecimentos especializados e eminentemente práticos, fornecendo recursos úteis para implementar melhores políticas de gestão do território, privilegiando o ambiente e o ordenamento do território à escala local.

    • 1.º Evento de formação, em Bryne (Noruega), em novembro 2021
      Tem como principal objetivo apresentar diferentes perspetivas de Sustentabilidade do Território e desenvolvimento com enfoque em questões ambientais, incluindo uma componente prática e de “mãos à obra”.

    • 2.º Evento de formação, em Lousada (Portugal), em dezembro 2021.
      Irá incluir sessões teóricas e práticas sobre a temática abordada pelo projeto, visitas de campo e uma Conferência Final.

Para a apoiar esta iniciativa bilateral será produzido um vídeo para o Youtube : Ambiente Sem Filtros, onde se pretende chegar a vários atores da nossa sociedade para que eles ofereçam o seu contributo individual, no que respeita a boas práticas a serem aplicadas na gestão do território.

O projeto será concluído com uma publicação – e-book elencando iniciativas de boas práticas em políticas locais de planeamento e gestão do território, sendo estas referenciadas pelas entidades envolvidas no projeto.

Regista-se já como uma boa prática ambiental o projeto do Município Lousada -  “Requalificação integrada da Mata de Vilar: da fruição turística à sustentabilidade”, que assenta na materialização de um conjunto de intervenções integradas e inovadoras, com vista à valorização do património cultural natural da região, à diversificação e complemento qualificado da oferta turística, à sensibilização e informação dos públicos para as matérias da conservação da natureza e sustentabilidade, e à valorização da paisagem social local, ao interligar-se a promoção turística com as comunidades locais.


Créditos de fotografia: Município de Lousada

EEA Grants:

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficia de uma verba de 102,7 milhões de euros.