iTech4Monitoring - Innovative Technologies for Monitoring of Heritage Buildings and Infrastructures

Header Site (5)

Chega ao fim a iniciativa dedicada à monitorização de estruturas com recurso a drones e a técnicas de fotogrametria, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais

O projeto iTech4Monitoring - Innovative Technologies for Monitoring of Heritage Buildings and Infrastructures, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais, decorreu entre outubro de 2022 e dezembro de 2024. A iniciativa foi conduzida pela Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (UL-CUP) em parceria com o Norwegian Geotechnical Institute (NGI).

O projeto dedicou-se à aplicação de estratégias inovadoras para a monitorização de estruturas com recurso a drones e a técnicas de fotogrametria, tendo-se centrado no estudo de estruturas altas ou de difícil acesso. Nos trabalhos realizados, foram utilizados Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs), nomeadamente drones quadrirotores, que apresentam características comuns aos helicópteros convencionais (voo pairado e voo a baixas velocidades), fundamentais neste tipo de trabalhos.

Numa primeira fase, os drones permitiram a recolha de fotografias aéreas das estruturas de difícil acesso, tendo, posteriormente, sido utilizadas técnicas de fotogrametria, que permitiram fazer uma reconstrução em 3D das respetivas estruturas e obter informações adicionais de forma rápida e económica. Comparativamente com outras técnicas tradicionais, abordagem adotada permitiu obter informações de uma forma rápida e económica.

Foram considerados dois casos de estudo: o primeiro correspondente a uma chaminé alta de uma antiga fábrica, na cidade de Aveiro e o segundo caso relativo a uma capela antiga, com algum estado de degradação, em Vouzela, no distrito de Viseu. Em ambos os casos, o drone viabilizou a recolha de um elevado número de fotografias das estruturas em estudo, tendo-se procedido posteriormente, e com recurso a técnicas de fotogrametria, à criação dos modelos tridimensionais. Os modelos permitiram a obtenção de medidas precisas dos elementos das estruturas, tendo sido comprovada a adequabilidade da estratégia adotada.

O projeto envolveu docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusófona (UL-CUP) e investigadores especialistas do NGI. No decurso do projeto, foi também organizado um workshop na UL-CUP, que envolveu docentes, investigadores, estudantes de diferentes universidades portuguesas e profissionais da área. Neste workshop, dois investigadores do NGI partilharam conhecimentos avançados sobre a tecnologia InSAR - Interferometric Synthetic Aperture Radar, uma técnica que permite mapear deformações no solo, ao longo do tempo, usando imagens da superfície terrestre obtidas por via satélite, abordagem diretamente relacionada com o projeto em curso.

O projeto permitiu o reforço da ligação entre as entidades envolvidas e criar sinergias ao nível da aplicação da tecnologia em questão. Ao revelar-se prática, rápida e pouco dispendiosa, a estratégia utilizada mostrou-se útil e adequada às necessidades.