Esta iniciativa, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, uniu investigadores da conservação e do património da NOVA FCT, dos Museus Nacionais de Arte Antiga e Machado de Castro, da Universidade de Oslo e do National Trust of Norway. A iniciativa visou fomentar e reforçar a colaboração entre investigadores portugueses e noruegueses focados no estudo da escultura medieval policromada.
Os exemplos sobreviventes de escultura policromada nos dois países foram estudados dentro de tradições de investigação muito diferentes, o que coloca desafios significativos para comparar as longas e complexas histórias destes objetos, principalmente as suas histórias de conservação e restauro. Em Portugal, a investigação da escultura medieval tem-se limitado maioritariamente a estudos iconográficos e da História da Arte, com investimentos recentes em estudos materiais sistemáticos. As esculturas que se preservam em Portugal apresentam frequentemente a policromia original encoberta por decorações posteriores e em mau estado de conservação devido a antigas intervenções não sistemáticas. Em contrapartida, a investigação na Noruega centrou-se na caracterização das policromias originais e, ao contrário de Portugal, existem exemplares que preservam exposta a decoração original. Desde a década de 1960, foram publicados vários estudos fundamentais que contribuíram para compreender a produção destes objetos, as práticas devocionais e as suas histórias de conservação. Não obstante, informações substanciais permanecem inacessíveis em relatórios internos. Talvez a barreira mais significativa à comparação das esculturas medievais nestes países se deva ao facto de muitos destes estudos não estarem publicados e serem escritos em português e norueguês, dificultando o acesso a informações cruciais.
De forma a enfrentar estes desafios e a aprender com as realidades contrastantes, os parceiros realizaram reuniões periódicas e visitas in loco para reexaminar criticamente resultados e metodologias. Estes diálogos exploraram estratégias de investigação e, em última análise, fortaleceram a cooperação, conduzindo a melhores interpretações multifacetadas. O objetivo a longo prazo é preparar uma iniciativa muito mais abrangente que colocará a escultura medieval policromada de Portugal e da Noruega num contexto europeu mais amplo.
Um dos principais resultados do projeto consistiu na identificação e definição de relatórios internos inéditos, que foram posteriormente trocados e organizados num modelo normalizado, criado especificamente para este propósito. Este material, correspondente a 61 relatórios, cada um preenchido no seu respetivo modelo, é fundamental por ser inédito e de difícil acesso, e amplia significativamente o nosso conhecimento sobre estes objetos nos dois países. Os próximos passos irão envolver a preparação de um futuro projeto para traduzir, rever criticamente, interpretar e sintetizar estes relatórios.
Além do mais, as discussões acerca da comunicação dos resultados em contexto museológico, com ênfase na experiência do público, levaram a melhorias na curta-metragem do projeto e à seleção de novos objetos para estudo.
O projeto foi divulgado através do seu website, numa curta-metragem que esteve a ser exibida no MNAA, e em duas apresentações no simpósio internacional Archaeology of Colour – The production of polychromy in sculpture up to the 16th century. Adicionalmente, foi publicado em junho de 2024 um artigo que delineia o âmbito e os resultados deste projeto e de um projeto relacionado (eISBN 978-615-6696-36-6).