O projeto AlClimate@EU, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais, teve com principal objetivo integrar Inteligência Artificial (IA) na modelação climática, de forma a aperfeiçoar a deteção, previsão e compreensão dos eventos climáticos extremos.
O projeto reuniu especialistas do Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Portugal, e do OsloMet, na Noruega, promotor e parceiro do projeto, respetivamente, para aplicar técnicas de Inteligência Artificial na melhoria da previsão climática, tornando-a mais precisa e atempada.
Destacam-se como principais resultados e conquistas o desenvolvimento de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial para aumentar a precisão dos modelos climáticos e dos sistemas de alerta precoce e o reforço da cooperação entre instituições de investigação portuguesas e norueguesas, promovendo a partilha de conhecimento sobre a aplicação da Inteligência Artificial na ciência climática. De assinalar também os avanços metodológicos que foram efetuados na deteção e análise de eventos climáticos compostos, um desafio critico na avaliação do risco climático e o contributo para a resiliência climática na Europa, apoiando uma tomada de decisão mais inteligente e baseada em dados.
Os resultados do AIClimate@EU abrem caminho para futuras investigações e inovações em soluções climáticas inteligentes, existindo um compromisso futuro na aplicação dos conhecimentos, alcançados com o projeto, na mitigação dos riscos climáticos e na construção de um futuro mais saudável.
Saiba mais sobre o projeto: https://dhefeus.rd.ciencias.ulisboa.pt/