O projeto OPTIMIST-OP, uma iniciativa destinada a estabelecer um protocolo científico para triagem sistemática e tratamento da osteoporose, foi concluído com sucesso. O projeto, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), foi financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais e decorreu entre setembro de 2023 e novembro de 2024.
Um dos destaques do projeto foi o Seminário realizado em novembro de 2024, em Coimbra, que contou com a participação de cerca de 40 profissionais de saúde, incluindo enfermeiros de cuidados primários e médicos de clínica geral, provenientes de diversas regiões de Portugal. O evento também contou com palestrantes de renome internacional, incluindo especialistas de Portugal, da Noruega (Sorlandet Hospital, Kristiandsand) e de Espanha (Universidade de Almeria), proporcionando uma troca de experiências valiosa e promovendo formação sobre as melhores práticas na triagem e tratamento da osteoporose. As palestras deste workshop estão disponíveis no Youtube, em formato de vídeos legendados em português e inglês.
Outro resultado do projeto foi a elaboração de recursos de aplicabilidade clínica como um manual clínico e cinco panfletos informativos para utentes, disponíveis gratuitamente no website do projeto. Um outro marco significativo foi a publicação de um artigo científico que documenta o plano de investigação.
Os promotores do projeto exploram agora novas oportunidades de financiamento de forma a facilitar a implementação do protocolo desenvolvido, garantindo a continuidade do trabalho efetuado. Como parte desse esforço, foi já aprovado um projeto de doutoramento na ESEL/UL para avaliar a exequibilidade e utilidade deste rastreio em unidades de cuidados de saúde primários de Lisboa.
Com o encerramento do projeto OPTIMIST-OP, celebra-se uma etapa bem sucedida na promoção de melhores práticas para a saúde óssea e fortalecem-se as relações bilaterais entre Portugal e Noruega, abrindo caminho para futuras colaborações e iniciativas.