Terminaram as atividades do Projeto PractiMent, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais (FBR). O projeto deixou um legado relevante para a análise comparativa dos programas de formação inicial de professores em Portugal, na Noruega e na Islândia. Desenvolvido ao longo de dezoito meses, teve por finalidade estudar a estrutura de distintos modelos de formação inicial, com especial foco no incremento da componente de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e no trabalho levado a cabo pelos professores orientadores das escolas cooperantes, no apoio e supervisão dos estudantes em estágio.
O PractiMent, através do financiamento do FBR, conseguiu envolver diretamente agentes dos órgãos centrais da administração educativa, docentes das instituições formadoras, professores orientadores e estudantes de formação inicial, através de um programa de ação multilateral em que participaram: por Portugal, a Direção-Geral da Administração Escolar, pela Noruega, a Western Norway University of Applied Sciences e pela Islândia, a School of Education da Universidade da Islândia, aos quais se associou a Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal.
No âmbito do projeto, os membros do consórcio tiveram a oportunidade de participar em duas visitas de estudo, que tiveram lugar, respetivamente, em Bergen e em Lisboa. O Seminário de encerramento, realizado entre os dias 8 e 10 de maio de 2024, em Lisboa e na ESE de Setúbal, contou também com a participação da Universidade Aberta. Foi uma oportunidade para os membros do consórcio se reunirem com representantes de instituições de ensino superior e das escolas cooperantes e com estagiários envolvidos em programas de formação inicial de professores.
O seminário de encerramento centrou-se na análise das atividades de supervisão pedagógica, nas estratégias de reforço da qualidade da PES e nas práticas de trabalho colaborativo entre as instituições de ensino superior e as escolas cooperantes. Durante o evento, foram discutidas estratégias para assegurar a sustentabilidade das iniciativas implementadas e apresentados os resultados alcançados, dos quais se destacam:
- A elaboração de um estudo comparativo detalhado entre os sistemas de formação inicial de professores em Portugal, na Noruega e na Islândia, com ênfase na organização e qualidade da PES.
- A apresentação de propostas de reformulação dos programas de formação inicial de professores, sobretudo no que concerne à revisão do estatuto e da relevância do trabalho desempenhado pelos professores das escolas cooperantes.
- A promoção de uma rede colaborativa internacional, permitindo a troca de experiências e boas práticas entre os três países.
O trabalho colaborativo desenvolvido por esta rede internacional, permitiu uma profícua troca de experiências e conhecimentos entre Portugal e os países doadores. Esta dimensão transnacional foi essencial para identificar soluções inovadoras e adaptá-las à realidade de cada contexto nacional.