A iniciativa transHERITAGE, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais, ao longo de 15 meses, entre outubro de 2023 e dezembro de 2024, lançou as bases para a constituição de duas comunidades patrimoniais no Torrão, em Alcácer do Sal, Portugal e em Fana, em Bergen, na Noruega, através da organização de vários encontros ao nível local, com os respetivos moradores e quatro eventos que juntaram os dois países.
Foram envolvidos nesta iniciativa bilateral instituições académicas, religiosas, de administração local e associações culturais, com uma equipa de 18 elementos que contribuiu, de várias formas, para o sucesso do projeto transHERITAGE.
Ao longo dos meses foi assumido um desafio: entender o significado de um circuito de edifícios e de um legado de memórias com uma nova visão. Foram abordados 11 edifícios religiosos entre o Torrão e Fana, considerando conventos, igrejas e capelas. Em torno destes, e durante as atividades programadas, juntaram-se centenas de pessoas desde a primeira atividade, realizada em fevereiro. O “Claustro Aberto” permitiu que o Convento de Nossa Senhora da Graça fosse excecionalmente aberto para receber habitantes locais para uma visita do espaço, que esteve inacessível por vários anos, e para que se realizasse um círculo de troca de memórias, experiências e histórias do convento e de outros espaços religiosos da freguesia. Foram 2 momentos de encontro e de partilha da comunidade, gerando-se uma possibilidade de construção da história deste local.
Posteriormente, em março, realizou-se uma outra atividade apelidada de “Escutar o Convento” que consistiu na realização de um workshop de co-criação, promovendo o debate e a reflexão sobre o património religioso da vila do Torrão e a sua reutilização para um desenvolvimento sustentável do território.
“Kirken Din” – A Tua Igreja, em português - decorrida no mês de junho em Fana, na Noruega, replicou as duas primeiras atividades, com representantes da diocese, da igreja, voluntários e outros elementos da comunidade local. Tendo sido enriquecidas por eventos paralelos que possibilitaram uma imersão cultural, através de uma peregrinação pelas paisagens verdejantes norueguesas, rituais espirituais e celebrações ecuménicas.
As três atividades alimentaram o evento final, “Projeção”, em novembro. Os resultados globais foram apresentados, contribuindo para projetar o futuro do Torrão e de Fana, através do património religioso com mesas redondas, assembleias, passeios pela vila guiados pelos locais. Finalmente, a exposição no Espaço AQUI, no Torrão, foi inaugurada, com uma reinterpretação dos resultados alcançados.
O projeto transHERITAGE mostrou, ao longo dos meses, como o património religioso pode moldar dois territórios do ponto de vista sociocultural, económico e ambiental e desempenhou um papel transformador, (re)construindo memórias coletivas e juntando membros das comunidades locais para a resolução dos problemas do dia-a-dia.
A iniciativa contribuiu para cruzar perspectivas e abordagens dos dois países, tendo fomentada a consciência de um sentimento de pertença e de orgulho no património religioso e no seu território.