O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Instituto da Propriedade Intelectual da Islândia (ISIPO) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU), que estabelece as bases para o desenvolvimento de atividades conjuntas, em matéria de cooperação, na área da Propriedade Industrial (PI).
O documento foi assinado pela Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, e pela Presidente do Instituto islandês, Borghildur Erlingsdóttir. A cerimónia foi presidida pela então Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo.
A assinatura deste MoU foi o culminar de uma iniciativa bilateral desenvolvida entre os dois offices de PI, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais, que veio contribuir diretamente para os objetivos dos EEA Grants na medida em que:
- ao promover a igualdade de género em áreas estratégicas, como a inovação e a propriedade intelectual, contribuiu para a redução disparidades económicas e sociais;
- ao aumentar a colaboração entre os dois países, com foco no empoderamento das mulheres em setores estratégicos, reforçou as relações bilaterais entre Portugal e a Islândia.
Na última semana do mês de março, o INPI recebeu uma delegação ISIPO para uma visita de trabalho dedicada à partilha de boas práticas e à troca de experiências sobre ferramentas, iniciativas e políticas públicas que possam contribuir para a redução da disparidade de género no campo da PI. No decorrer da visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto Superior Técnico na proteção da Propriedade Industrial e na promoção da inovação no meio académico, com especial destaque para iniciativas onde a participação e o contributo das mulheres assumem uma relevância particular. A visita ao Instituto Superior Técnico contou com a presença de Filipa Rocha, finalista do Young Inventor Awards 2023 do Instituto Europeu de Patentes.
O último dos três dias de visita a Portugal foi ainda marcado por uma manhã de partilha com a presença da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do EEA Grants Portugal, Maria Mineiro, e pela Presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.
Também uma delegação do INPI, liderada por Ana Bandeira, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto, havia já visitado o office Islandês, no inicio do mês de março, tendo tido a oportunidade de visitar diversas empresas e entidades que fazem parte do ecossistema de inovação da Islândia. Össur (soluções de mobilidade inovadoras), Arnason Faktor (peritos em proteção de propriedade intelectual da Islândia), Carbfix (transformação de CO2 em pedra no subsolo), 66º North (produção de vestuário apropriado ao clima e natureza da Islândia) e KLAK Icelandic Startups (Incubadora de Startups) partilharam a sua experiência e boas práticas na luta contra a desigualdade de género na área da propriedade industrial, permitindo uma visão abrangente da realidade naquele país.