Projeto e-Bug PT visa aumentar literacia sobre a prevenção de infeções e o bom uso dos antibióticos

IMG 20211210 WA0030

A fase piloto deste projeto vai abranger dez Agrupamentos de Escolas, em várias regiões do país e diferentes níveis de ensino - do pré-escolar ao ensino secundário -, estimando-se a sua disseminação e expansão em todo o território a partir de 2023.

As escolas portuguesas vão ser dotadas da plataforma educativa e-Bug, uma ferramenta pedagógica que integra o Projeto e-Bug PT, que pretende aumentar a literacia em saúde das crianças e jovens dos 5 aos 18 anos sobre a prevenção da infeção e a boa utilização dos antibióticos.

A iniciativa foi apresentada no dia 9 de dezembro e resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), a Direção-Geral da Educação (DGE), o INFARMED, I.P, e The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway.

O projeto é financiado pelos EEA Grants Portugal e visa dotar todas as escolas portuguesas desta plataforma, desenvolvida e gerida pelo UK Health Security Agency (UKHSA) - anterior Public Health England – e implementar a sua utilização.

A fase piloto deste projeto vai abranger dez Agrupamentos de Escolas, em várias regiões do país e diferentes níveis de ensino - do pré-escolar ao ensino secundário -, estimando-se a sua disseminação e expansão em todo o território a partir de 2023.

Nos próximos dois anos e meio, este projeto irá reativar, reconstruir e validar o Projeto e-Bug em Portugal, adaptando os conteúdos revistos e reformulados pela UK Health Security Agency em 2020 aos currículos nacionais. Desta forma, os docentes vão estabelecer relações entre os conteúdos curriculares e a saúde, através da utilização de materiais e recursos pedagógicos baseados em atividades práticas que facilitam a assimilação de conceitos e conhecimento sobre o bom uso dos antibióticos e a prevenção de infeções, seja através da vacinação, da higiene das mãos, da etiqueta respiratória ou ao nível da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

No evento de dia 9 foi assinado o acordo de parceria do Projeto e-Bug PT/EEA Grants entre as três instituições nacionais (DGE/DGS/INFARMED) afirmando-se, claramente, o compromisso na estratégia colaborativa, enquanto garantia de que no final de 2023 todas as escolas de Portugal terão a ferramenta e-Bug disponível no seu “Banco de Recursos Pedagógicos” e o Projeto implementado nas suas atividades.