O projeto Evidence, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais, já terminou e veio responder à necessidade de encontrar ferramentas fiáveis para a simulação das poupanças associadas de otimização de eficiência hídrica, utilizando sistemas de aproveitamento da água da chuva, em diferentes climas e tipos de edifícios.
Desenvolvido pelo IST-ID – Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, em parceria com o SINTEF na Noruega, o projeto estudou os padrões de precipitação em dois climas complementares na Europa, o clima mediterrânico de Portugal e o clima do norte da Noruega, assim como os padrões de consumo de água, em ambos os países, em edifícios residenciais e de escritórios. Os membros da equipa também estudaram modelos focados no degelo da neve, para permitir a inclusão deste contributo como água adicional disponível para aproveitamento em climas mais frios.
Com estes dois contributos, foi possível desenvolver uma ferramenta de simples utilização que permite realizar modelações detalhadas e precisas de sistemas de aproveitamento de água da chuva, incluindo tanto a contribuição da chuva, como da neve. A ferramenta está preparada para fornecer estimativas de poupança de água esperadas.
A divulgação dos resultados foi ampla e o projeto foi crucial para fortalecer as relações bilaterais entre todos os participantes e para promover futuras colaborações no âmbito da maximização da “circularidade da água”.
As principais atividades do projeto e a ferramenta para simulação de aproveitamento de água da chuva estão disponíveis no seguinte link.