Projeto LOKAL, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais, impulsiona Turismo Sustentável através da Cultura

Header Site (6) (1)

Mais de 280 participantes envolvidos na transformação de comunidades em Portugal e Noruega

Terminou, no passado dia 31 de dezembro de 2024, a iniciativa LOKAL, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants. O projeto, resultante da parceria inovadora entre a Mag Marques de Aguiar (MAG) de Portugal e a Fri Musikk Kvinnherad (FRI) da Noruega, alcançou com sucesso os seus objetivos relacionados com a promoção de uma maior ligação cultural e sentimento de pertença entre as comunidades e os seus lugares e com a criação de um turismo sustentável. Com mais de 281 participantes, as comunidades locais de Pedrógão Grande e Oleiros, inseridas no Museu Experimenta Paisagem em Portugal, e de Kvinnherad, na Noruega, assumiram um papel ativo na transformação das suas realidades culturais e económicas.

Em Pedrógão Grande e em Oleiros, com o apoio dos respetivos Municípios, os jovens da comunidade participaram em workshops de realização de curtas-metragens que documentam o património e as histórias locais, através de processos divertidos entre a ficção e o documentário. Estes filmes integram os Trilhos Culturais do Museu Experimenta Paisagem (MEP), que estão em fase de desenvolvimento, e vão permitir que os visitantes interajam com a história da região, através de códigos QR colocados ao longo do trilho. Este projeto tem dado aos jovens a oportunidade de se envolverem diretamente na revitalização do seu território, aumentando o seu sentimento de pertença e devolvendo-lhes a reapropriação dos lugares.

Os Trilhos Culturais tornaram-se num novo produto turístico do Museu Experimenta Paisagem que combina criação artística, programas educativos e práticas de turismo sustentável. Através de uma imersiva e profunda investigação nos territórios com peritos e habitantes e da inclusão de jovens, os trilhos promovem o diálogo dentro da comunidade e reforçam as identidades locais. Os workshops realizados em ambos os países deram aos participantes ferramentas essenciais para contribuir para as economias locais, oferecendo um modelo de turismo que beneficia diretamente as comunidades envolvidas.

Em Kvinnherad, o sucesso dos workshops Lokalhistorisk Filmkurs e da MAG permitiu aos estudantes locais criaram objetos artísticos e filmes que refletem história local, tendo sido apresentados à comunidade numa exposição na escola de Malmanger. Este evento serviu de plataforma para discussões sobre como é que a cultura e o turismo podem juntar forças para criar oportunidades económicas sustentáveis.

A Conferência sobre as novas experiências do Museu Experimenta Paisagem e a Convocatória “Convite à Participação Lokal” também desempenharam um papel crucial ao promover o diálogo entre os governos locais, instituições culturais e a comunidade. Especialistas, habitantes, fornecedores e administradores partilharam o seu conhecimento sobre como desenvolver estratégias de turismo sustentável e criar produtos culturais que sejam relevantes para os habitantes e para os visitantes.

A iniciativa já está a causar um impacto duradouro. As comunidades locais estão não só mais envolvidas na preservação do seu património, como também em dar forma ao seu futuro ao aprender novas competências e desenvolver modelos de turismo inovadores. O sucesso do projeto LOKAL tem gerado a discussão sobre futuras colaborações entre MAG e FRI, assim como a expansão destas práticas para outros municípios e países.

Aliado ao crescimento do projeto, os Trilhos Culturais estão a tornar-se numa referência internacional em turismo sustentável e desenvolvimento cultural orientado pelos valores do Museu Experimenta Paisagem. A iniciativa tem demonstrado que, através de um trabalho conjunto, é possível revitalizar comunidades, combater a desertificação e criar um ecossistema cultural e turístico próspero para o futuro.

Sabe mais aqui e fique a par das novidades aqui.