.PT e ISNIC parceiros no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais

Visita .PT A ISNIC

Parceiros desenvolveram a campanha "Raízes Atlânticas, Futuro Digital”

.PT (Associação DNS.PT) e o ISNIC são as entidades responsáveis pela gestão, manutenção e registo de domínios sob o domínio de topo com código de país (ccTLD) correspondente aos seus países, .pt e .is, respetivamente. Esta tipologia de entidades é também designada por Registos. Os Registries têm objetivos semelhantes, como oferecer elevados níveis de qualidade, fiabilidade e segurança no registo, neste caso particular, dos nomes de domínio .pt e .is e estão totalmente empenhados na cibersegurança e sustentabilidade a nível nacional.

No âmbito do Fundo de Relações Bilaterais, .PT e a ISNIC estabeleceram uma parceria, com foco na comunicação e na cooperação internacional. Neste sentido, desenvolveram uma campanha que veio realçar a importância da sustentabilidade e da cibersegurança para o crescimento de um ccTLD e, consequentemente, para as empresas, nomeadamente para as PME, e para o país.

Com esta campanha, denominada "Raízes Atlânticas, Futuro Digital”, pretendeu-se aumentar a presença digital de pessoas e empresas, através de campanhas, eventos, material promocional, formação e workshops, cooperação e troca de experiências entre os dois países.

A parceria arrancou com a participação no evento IDC Directions, em outubro 2024, seguindo-se a presença no Portugal Digital Summit, também em outubro. Para além da presença nestes eventos, foram desenvolvidas duas campanhas de comunicação, uma edição especial da revista do .PT dedicada aos temas da cibersegurança, a PTSOCNews, que contou com a participação da ISNIC, da SIDN e do DENIC, e, ainda, uma troca de experiências e conhecimento entre os dois países, tendo o .PT visitado a ISNIC. 

A parceria culminou no mês de maio, com a apresentação de um case study ao CENTR, a associação de registries de ccTLD’s europeus, da qual o .PT e a ISNIC fazem parte, relativo a oportunidades de cooperação entre dois dois países de pequena dimensão, um da UE e outro de fora da UE.