Troca de conhecimentos entre Portugal e a Noruega sobre novas farinhas à base de plantas feitas com ingredientes portugueses

Troca de conhecimentos entre Portugal e a Noruega sobre novas farinhas à base de plantas feitas com ingredientes portugueses

Maçã Bravo de Esmolfe, alga vermelha Gracilaria gracilis e ervilha (Lathyrus sativus L.) cozida e liofilizada são alguns dos ingredientes portugueses utilizados nesta investigação.

O projeto ExtraSnack - Impacto do processo de extrusão nas propriedades relacionadas com a saúde de um snack de ervilha e aveia - é financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, que visa apoiar iniciativas entre Portugal, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

No âmbito deste projeto, Elsa Mecha, investigadora de pós-doutoramento no iBET, deslocou-se a Ås, Noruega, no início de junho, para uma visita científica de duas semanas a Nofima Ås (parceiro no projeto ExtraSnack), uma missão adiada desde 2020 devido à pandemia de COVID-19.

O objetivo da visita foi desenvolver e caracterizar novas farinhas vegetais obtidas a partir de ingredientes portugueses, nomeadamente maçã Bravo de Esmolfe, alga vermelha Gracilaria gracilis e ervilha (Lathyrus sativus L.) cozida e liofilizada. As amostras foram extraídas e analisadas quanto ao seu conteúdo em compostos bioativos usando equipamento de espectrometria de massa da Nofima Ås. Os dados foram depois analisados ​​no iBET e revelaram a diversidade de metabolitos de valor acrescentado nas diferentes matrizes. O objetivo final para ambos os parceiros será partilhar dados e publicar conjuntamente este estudo numa revista científica da área.

Esta segunda missão científica no âmbito da iniciativa ExtraSnack dá seguimento à breve visita ao iBET de Cátia Carmo de Nofima Ås, no início de 2020, cujo objetivo foi a caracterização da composição fenólica de matérias-primas (proteína de ervilha, amido de ervilha e fibra de aveia), antes e depois da extração, utilizando equipamento de cromatografia líquida e espectrometria de massa do iBET.

A visita de Elsa Mecha contribuiu para reforçar a parceria entre iBET (Portugal) e Nofima Ås (Noruega), através da oportunidade de partilha de conhecimento e de reforço de cooperação entre as equipas envolvidas. Esta visita trouxe ainda visibilidade internacional ao valor acrescentado dos fitoquímicos presentes nos ingredientes portugueses, que têm elevado impacto social e económico nas comunidades locais.