PhytoBlueFrac

Promotor: Phytoalgae, Lda.

Parceiros:

Universidade da Madeira

Financiamento EEA Grants: 109.744,00€

Financiamento Total: 129.111,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0059

Programa:

 

O projeto PhytoBlueFrac tem como objetivo desenvolver novos suplementos alimentares com origem na biomassa de microalgas, nomeadamente nos derivados da sua fração lipídica. Estes compostos são conhecidos pela sua elevada capacidade antioxidante e a sua produção e enriquecimento pode ser modelada de acordo as condições de cultivo.

Assim, pretende-se cultivar as microalgas em fotobioreatores planares de baixo custo, em que os nutrientes disponibilizados no cultivo serão alvo de um processo de otimização. A posterior extração dos compostos bioativos será realizada por uma metodologia de fracionamento, que permite que estes sejam extraídos até exaustão total da biomassa, rentabilizando a sua produção e diminuindo os custos associados.

Este processo originará suplementos alimentares nutracêuticos, naturais e biológicos, manufaturados de forma a providenciar um grau de qualidade superior e diferenciador e com um elevado valor de mercado, devido à sua prominente capacidade biológica de prevenção e tratamento de algumas doenças que afetam a população mundial.