AquaCell

Promotor: CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Parceiros:

Faculty of Biosciences and Aquaculture, Nord University (Bodø), Norway.

Financiamento EEA Grants: 14 293,13 €

Financiamento Total: 15 881,26 €

Código Grace: PT-BI059

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

O CIIMAR, promotor da iniciativa, e a Universidade Nord têm-se centrado nos mesmos problemas - saúde dos peixes e bem-estar dos animais aquáticos - sob diferentes perspetivas e utilizando diferentes modelos animais (robalo europeu, salmão do Atlântico) pelo que esta iniciativa bilateral irá potenciar a partilha de conhecimentos científicos e tecnológicos. 

Com o aumento da população mundial, a importância da aquacultura como setor de produção de alimento tem vindo a aumentar. Contudo, a intensificação da produção de peixes de aquacultura está muitas vezes associada a um aumento de surtos de doenças causadas por agentes patogénicos. Nos últimos anos, a indústria da aquacultura tem feito um esforço para encontrar fontes naturais de produtos bioativos com capacidade de melhorar a robustez do peixe. Estes estudos requerem, no entanto, o uso de um elevado número de animais para experimentação e elevados custos económicos. O intestino dos peixes desempenha uma função essencial não só na sua nutrição, mas também na resposta imunitária.

Assim, o projeto AquaCell pretende desenvolver linhas celulares de intestino de robalo Europeu e salmão do Atlântico, duas espécies de aquacultura com elevado valor económico na Europa. Estas linhas celulares poderão ser usadas, no futuro, para testar novos produtos e determinar o seu potencial para serem incluídos em rações, diminuindo o número de peixes usados para experimentação animal.

Espera-se assim que os resultados desta iniciativa bilateral contribuam para:

  • o desenvolvimento de novas estratégias capazes de melhorar a robustez dos peixes, reduzindo assim a necessidade de antibióticos e, ao mesmo tempo, aumentando a eficiência da produção comercial e a sustentabilidade do setor da aquicultura;
  • reduzir o uso de animais e os custos associados necessários para experimentos in vivo, aproveitando a linha de células intestinais in vitro que será desenvolvida.

AquaCell pretende assim fornecer à comunidade científica uma ferramenta de experimentação inovadora e que contribua para a sustentabilidade do setor da aquacultura.

 

Conteúdo Relacionado