LEEI-FA | WOLFFISH

Promotor: CCMAR - | Centro de Ciências do Mar

Parceiros:

NORD UNIVERSITY, Norway

Financiamento EEA Grants: 9 691,20 €

Código Grace: PT-BI025

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

A Europa precisa aumentar a sua produção aquícola, que hoje representa 18,8% da produção mundial total.

O controlo da reprodução e o conhecimento ecológico de uma espécie são aspetos cruciais da domesticação de peixes e da formação de uma indústria de aquacultura sustentável.

A indústria da aquacultura de peixes marinhos na Europa é dominada no Norte pelo salmão do Atlântico (S. salar) e no Sul pela dourada (S. aurata) e pelo robalo europeu (D. labrax). Para espécies emergentes de aquacultura, os desafios na reprodução bem-sucedida e em gametas de alta qualidade podem afetar o fornecimento de ovos e alcançar a viabilidade económica.

Esta iniciativa está focada no peixe lobo, uma espécie valiosa no norte da Europa, que é produzida comercialmente em pequena escala com expansão futura dependente de lidar com as dificuldades relacionadas ao manejo de reprodutores. Isso inclui: suprimento curto de espermatozoides, falta de sincronização de gametas, incapacidade de recriar as melhores condições para a criação de reprodutores, controle insuficiente sobre a desova e falta de ferramentas para a seleção de reprodutores. Portanto, o principal objetivo desta iniciativa bilateral será melhorar o manejo do esperma, contribuindo com o bem-estar e reduzindo a pressão em criadores salvagens.

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é o promotor da iniciativa tendo como parceiro associado a Nord University, na Noruega. O conhecimento gerado nos últimos anos sobre a reprodução do peixe lobo por parte do parceiro norueguês e a experiência em técnicas relacionadas com o maneio de esperma do promotor da iniciativa faz de esta parceria uma combinação perfeita para obter resultados com sucesso.

Esta iniciativa decorrerá até fevereiro de 2022 culminando com um relatório sobre o tema. 

Conteúdo Relacionado