Peixe Lobo é objeto de estudo entre Portugal e a Noruega

PHOTO 2021 03 14 20 07 37

Esta espécie apresenta constrangimentos de reprodução em aquacultura que serão alvo de estudo por parte de Portugal e da Noruega.

A iniciativa WOLFFISH, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, arrancou no final de 2020 e visa encontrar indicadores de qualidade espermática no peixe lobo (Anarchicas minor) de forma a se proceder à melhoria de protocolos de maneio de esperma nesta espécie.

O peixe lobo é uma espécie muito apreciada na Noruega e que apresenta constrangimentos na reprodução associados com o pouco volume de esperma e alta variabilidade de qualidade espermática entre machos.

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é o promotor da iniciativa tendo como parceiro associado a Nord University, na Noruega. O conhecimento gerado nos últimos anos sobre a reprodução do peixe lobo por parte do parceiro norueguês e a experiência em técnicas relacionadas com o maneio de esperma do promotor da iniciativa faz de esta parceria uma combinação perfeita para obter resultados com sucesso do projeto WOLFFISH.

Esta iniciativa decorrerá até fevereiro de 2022 culminando com um relatório sobre o tema. Neste momento, para ir ao encontro dos objetivos do projeto, o Project Manager da Nord University (Dr. Jorge Galindo) já procedeu à recolha das amostras de esperma dos peixes lobos para depois serem analisadas posteriormente pelas investigadoras do CCMAR (Dras. Elvira Fatsini e Elsa Cabrita) na Noruega.

 

Sobre os EEA Grants:

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficia de uma verba de 102,7 milhões de euros.