Projeto FILMar celebra dois anos de implementação

Projeto FILMar celebra dois anos de implementação

No dia 4 de fevereiro, o Projeto FILMar celebra o seu segundo aniversário com uma sessão comemorativa na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Para comemorar esta data, serão apresentados cinco filmes na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, nomeadamente duas cópias novas de NUM MAR DE MOLIÇO (Alfredo Tropa, 1965) e THE COLUMBUS ROUTE (José Fonseca e Costa, 1969). Do realizador José Fonseca e Costa será a segunda curta-metragem que o FILMar recupera, depois de, em dezembro, ter exibido o filme E ERA O MAR (1966) que, tal como o que amanhã, serão exemplo de como, para muitos realizadores, o mar foi, através da encomenda institucional, um modo de iniciar e construir uma relação entre a imagem e o discurso cinematográfico. Os restantes três filmes apresentados na sessão, apesar de serem títulos incompletos, seja na banda de som ou imagem, tornam-se essenciais para a compreensão da diversidade de usos do mar como personagem e cenário.

Este projeto financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal, tem como objetivo, digitalizar e tornar acessíveis, 10 mil minutos de cinema português relacionado com o mar, bem como investigar, interpretar e reconstruir as marcas que o tempo foi deixando em materiais que são, muitos deles, únicos e preciosos instrumentos para a leitura da história do cinema. Volvidos dois anos, e apesar do atraso que o contexto pandémico provocou em todos os projetos, nomeadamente os culturais, o Projeto FILMar, já digitalizou 623 minutos de filmes, que correspondem a 18 títulos, dos quais 4 são longas-metragens (351 minutos) e 14 são curtas-metragens (272 minutos), entre estes títulos, encontram-se filmes indispensáveis da história do cinema português nas suas mais distintas frentes como MARIA DO MAR (Leitão de Barros, 1930), TRÁFEGO E ESTIVA (Manuel de Guimarães, 1968) e O FAUNO DAS MONTANHAS (Manuel Luís Vieira, 1926).

Até à data de hoje, o projeto FILMar apresentou 18 filmes (16 curtas e 2 longas), em 7 sessões que tiveram um total de 1225 espetadores, participando em colaboração com festivais nacionais, nomeadamente o DocLisboa (outubro de 2021) e Porto/Post/Doc (novembro de 2021), o Museu Nacional do Teatro e da Dança e a Casa Bernardo Sassetti, em diferentes salas, para além da Cinemateca, nomeadamente o São Luiz Teatro Municipal e a Culturgest (Lisboa), o Teatro Municipal do Porto e o Passos Manuel (Porto). Posto isto, podemos destacar a colaboração internacionais de promoção da literacia cinematográfica, nomeadamente A Season of Classic Films, da Associação das Cinematecas Europeias, e o programa O Dia Mais Curto, em cooperação com a Agência da Curta-Metragem.

Para mais informações da sessão comemorativa do Projeto FILMar, consulte https://www.cinemateca.pt/Cinemateca/Noticias/O-projeto-FILMar-faz-dois-anos-e-faz-balanco-da-su.aspx.