No dia 28 de outubro de 2025, Lisboa foi o palco do lançamento do novo ciclo de financiamento dos EEA Grants. O Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2021-2028 (MFEEE 2021-2028), marca o início de um novo capítulo na cooperação entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein e vem consolidar uma parceria sólida de mais de 30 anos, assente em valores partilhados como a Democracia, a Liberdade e os Direitos Humanos.
Organizada pela Unidade Nacional de Gestão, em articulação com a Embaixada da Noruega em Lisboa, a cerimónia reuniu representantes governamentais de Portugal, da Noruega e da Islândia, bem como parceiros nacionais e internacionais.
A sessão de abertura foi conduzida por Maria Mineiro, Coordenadora dos EEA Grants em Portugal, que sublinhou o impacto positivo dos Mecanismos Financeiros ao longo dos anos, destacando os seus contributos decisivos para a competitividade e inovação empresarial, a promoção da economia circular, a preservação do património cultural costeiro e a igualdade de oportunidades. Ragna Fidjestøl, diretora do Financial Mechanism Office, também participou na abertura da cerimónia, tendo destacado as principais prioridades deste novo período de financiamento.


O evento contou com a participação ativa dos Operadores e Parceiros dos Programas que reafirmaram o compromisso conjunto nas áreas prioritárias do Crescimento Azul, Transição Verde, Combate à Violência Doméstica e de Género e Cultura. O programa incluiu ainda uma reflexão sobre o papel dos EEA Grants na integração europeia, num painel que envolveu a participação da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, da Embaixadora da Noruega em Portugal, Hanne Brusletto, e da Embaixadora da Islândia, María Jónsdóttir.



O encerramento esteve a cargo de Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, que destacou o valor das parcerias entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, essenciais para reforçar as relações bilaterais e continuar a avançar rumo a uma Europa mais verde, competitiva e resiliente.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Gonçalo da Cunha Pires, da Secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues, do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves e do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, que quiseram assinalar a abertura do novo Mecanismo Financeiro.