Novos equipamentos de mapeamento do fundo marinho e coluna de água
Mário Ruivo
No âmbito do programa EEA Grants Portugal 2009-2014, o IPMA, I.P. adquiriu o navio de investigação (NI) Mar Portugal (“PDP1 - Acquisition and Fitting of a Dynamic Positioning (DP) Vessel Equipped with Marine Surveying Equipment”). O navio sofreu alterações significativas para cumprir os objetivos do projeto e tornar-se uma nova plataforma de investigação no oceano Atlântico ao serviço da comunidade científica nacional e internacional, contribuindo para o aumento do conhecimento científico do oceano e para o estabelecimento de políticas públicas mais informadas.
O novo desenho da embarcação (atualmente com a designação de Mário Ruivo) permite a utilização do Veículo Operado Remotamente (ROV) Luso, que tem a capacidade de alcançar até 6000m de profundidade, desenvolvendo operações de alta precisão tanto perto da costa como em mar aberto, possibilitando a existência de laboratórios secos e molhados para várias disciplinas e nomeadamente pesca operações de pesquisa.
No entanto, e apesar das modificações já efetuadas no NI Mário Ruivo, o navio beneficiaria com a instalação de novos equipamentos científicos que possibilitem a monitorização acústica, o mapeamento do fundo do mar e a capacidade de interação com observatórios oceânicos.
O objetivo do projeto “Mário Ruivo” é a instalação de um conjunto de equipamentos que irão aumentar a robustez dos estudos já efetuados, nomeadamente, os trabalhos relacionados com a aplicação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha e possibilitar aumentar o domínios dos trabalhos já realizados pelo navio.
No âmbito do projeto “Mar Portugal” serão instalados o seguinte conjunto de sensores oceanográficos no casco da embarcação:
- Um perfilador de correntes acústico (ADCP - Acoustic Doppler Current Profiler) viabilizando um conjunto de medições oceanográficas de forma contínua;
- Um sensor para aquisição de batimetria multifeixe permitindo o mapeamento detalhado do fundo do mar;
- Um sensor acústico de multifrequência para permitir estimar, de forma mais precisa, a biomassa e a distribuição de peixes mesopelágicos e epipelágicos, e macrozooplancton; e
- um sensor para aquisição de levantamentos geofísicos do subfundo marinho.
Adicionalmente, será instalado um sistema acústico subaquático que melhorará a comunicação entre o navio e ROV Luso, bem como com uma nova geração de veículos (AUVs e ROVs) e observatórios do fundo do mar.
A instalação destes sensores permitirá a realização de campanhas oceanográficas de âmbito mais alargado, promovendo a realização de campanhas missões multidisciplinares, traduzindo-se numa maior valia para a comunidade científica nacional e internacional.
ResultadosAs operações marítimas têm custos muito elevados, pelo que os navios de investigação oceânica devem estar preparados para operações polivalentes e adquirir numa só viagem, o máximo possível de dados ambientais e oceanográficos, para posterior tratamento e análise.
Através deste projeto, o Navio de Investigação (NI) Mário Ruivo, viu ampliadas as suas capacidades de investigação nas áreas da pesca, geologia e geofísica através da instalação de novos equipamentos técnico-científico de mapeamento do fundo marinho e da coluna de água:
- Sonda Científica de Feixe Dividido Simrad EK80, Sistema de 6 Canais e Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP 150kHz) para medições contínuas de correntes oceânicas;
- Sonar Omnidirecional Simrad SX95 para melhor estimar a biomassa e distribuição de peixes mesopelágicos e epipelágicos ou macrozooplâncton;
- Sonda multifeixe de águas profundas EM 304 para cartografia pormenorizada do fundo do mar; e
- Perfilador de sub-fundo TOPAS PS 18 para obter imagens do fundo do mar.
Com estes equipamentos, foi possível aumentar a robustez dos estudos relacionados com o mapeamento de habitats, monitorização oceanográfica acústica e investigação, ou interação com observatórios do fundo do mar e da coluna de água, contribuindo para aumentar o conhecimento científico, especialmente no âmbito da aplicação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha.
A parceria com o Institute of Marine Research (IMR), que possui uma vasta experiência na gestão e operação de navios de investigação, bem como em tecnologias marinhas, levantamentos oceanográficos e operações de equipamento científico, foi crucial para a definição das especificações técnicas dos aparelhos instalados.
No âmbito do projeto, foram ainda criados 2 postos de trabalho.