MSTS Education Programme

Promotor: Universidade Nova de Lisboa

Parceiros:

IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Oslo Metropolitan University

Financiamento EEA Grants: 182.701,00€

Financiamento Total: 214.942,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0070

Programa:

 

Atualmente, tem se verificado uma crescente necessidade de profissionais altamente qualificados e especializados na área do crescimento azul, apesar de várias oportunidades para um crescimento marinho e marítimo sustentável, para a criação de emprego e para crescimento económico deste sector.

O projeto MSTS Education Programme visa desenvolver um programa de Pós-Graduação transdisciplinar em Ciências Marinhas, Tecnologia e Sociedade, para graduados e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova geração de profissionais dotados de conhecimentos e competências para lidar com os desafios futuros do crescimento azul, considerando aspetos ecológicos, tecnológicos e sociais, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. 

Além disso, este projeto pretende abrir um precedente para futuras colaborações entre instituições nacionais e internacionais de ensino superior, investigação e partes interessadas do setor governamental e privado da economia azul para desenvolver um crescimento azul sustentável e preencher as lacunas existentes da educação nas áreas marinhas e marítimas, tecnologia e sociedade.

Resultados

O projeto MSTS implementou duas edições de uma Pós-Graduação em Ciências Marinhas, Tecnologia e Sociedade na NOVA FCT, em cooperação com a OsloMet e o IPMA, destinada a formar profissionais com competências em investigação, inovação e empreendedorismo aplicados ao Crescimento Azul, considerando dimensões ecológicas, tecnológicas e sociais.

A iniciativa proporcionou apoio financeiro a 20 estudantes, promoveu mobilidade académica e estágios em Portugal e na Noruega, organizou 28 seminários com especialistas nacionais e internacionais e garantiu treino prático em ciência, tecnologia e sociedade marinha. No total, foram desenvolvidos 19 projetos finais e criadas soluções inovadoras, algumas apresentadas em conferências internacionais.

O projeto contribuiu para gerar uma nova geração de profissionais qualificados para a Economia Azul, reforçando a ligação entre academia, investigação e setor empresarial. O seu sucesso abriu caminho para a criação do Mestrado em Marine Living Resources: Science, Technology and Society na NOVA FCT, assegurando a continuidade da formação avançada nesta área estratégica.