OceanSchool

Promotor: Universidade Nova de Lisboa

Parceiros:

IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Norwegian School of Economics

Financiamento EEA Grants: 199.111,00€

Financiamento Total: 234.248,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0079

Programa:

 

O capital humano é crucial para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável. No entanto, não existem atualmente programas educativos na área de economia dedicados a este tema.

O projeto OceanSchool visa responder a esta lacuna ao desenvolver um programa inovador na área do crescimento azul para alunos de mestrado das universidades envolvidas. Tendo por base os programas de mestrado já existentes, as unidades curriculares obrigatórias serão revistas de modo a fornecer aos estudantes a formação adequada em crescimento azul do ponto de vista económico. Pretende-se, assim, capacitar os estudantes com as competências e aptidões necessárias para que estes possam desenvolver análise económica e de políticas públicas sobre temas marítimos, baseado em desafios reais, formando a primeira geração especializada de economistas e profissionais em crescimento azul em Portugal.

Resultados

O projeto OceanSchool foi criado para responder aos desafios urgentes da degradação dos ecossistemas marinhos e da sobre-exploração dos recursos, promovendo a educação e a investigação interdisciplinar em crescimento azul. Entre os seus principais resultados destaca-se o reforço da mobilidade académica e científica entre Portugal e a Noruega, que permitiu a troca de conhecimento, experiências culturais e o fortalecimento de parcerias entre instituições e stakeholders da economia azul.

Do ponto de vista educativo, foram desenvolvidos programas de mestrado multidisciplinares na Nova SBE e na NHH, centrados em conservação marinha, políticas públicas e gestão sustentável, complementados por field labs e cursos intensivos de verão/inverno. Estas iniciativas formaram uma nova geração de economistas e decisores públicos especializados em crescimento azul. Em paralelo, o projeto produziu investigação aplicada de relevância para políticas públicas, organizou conferências, workshops e eventos de disseminação, envolvendo 390 participantes e gerando 29 outputs conjuntos (estudos, currículos, artigos, materiais pedagógicos).

No seu conjunto, o OceanSchool constituiu uma iniciativa pioneira que criou 29 aprendizes com competências reforçadas e promoveu 29 mobilidades internacionais (10 estudantes de estados beneficiários e 19 de estados doadores). O impacto do projeto vai além do meio académico, influenciando políticas de gestão de recursos marinhos e reforçando a capacidade de autoridades públicas e atores do setor marítimo para promover um desenvolvimento sustentável e duradouro da economia azul.

Website